Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Branca de Neve e os Sete Anões

Branca de Neve e os Sete Anões

Diretor: David Hand

País de origem: EUA

Ano de produção: 1937

Classificação: Livre

Espelho, espelho meu! Há no mundo mulher mais bela do que eu? Essa frase é daquelas que todo mundo conhece e nem sabe desde quando. E toda vez que ouve, lembra na hora da infância e dos contos de fada. A versão mais famosa da história da Branca de Neve foi coletada e contada pelos irmãos Grimm, Jakob e Wilhelm, em 1800 e bolinha. Faz tempo!

É mais ou menos assim: Era uma vez uma rainha má e bela (que também é bruxa), que resolve, por inveja e vaidade, mandar matar sua enteada, Branca de Neve, quando seu espelho encantado revela que ela é a mulher mais linda de todas - tem a pele branca como a neve, os lábios vermelhos como o sangue e os cabelos pretos como ébano. Mas o carrasco que deveria assassiná-la a deixa partir e, durante sua fuga pela floresta, ela encontra a cabana dos sete anões e por lá se esconde, enquanto eles trabalham em uma mina.

Quando voltam, ficam sabendo do perigo que ela corre e passam a protegê-la. Algum tempo depois, quando descobre que Branca de Neve continua viva, a Bruxa Má disfarça-se e vai atrás da moça. Ela leva uma maçã envenenada, que faz com que Branca de Neve caia em um sono profundo que duraria toda a eternidade. Mas ela é salva pelo beijo do Príncipe Encantado, que a desperta e os dois vivem felizes para sempre.

Em 1937, Walt Disney lançou uma versão para o cinema da fábula. Foi o primeiro longa-metragem de animação produzido nos Estados Unidos e levou três anos para ser concluído. Disney ganhou um Oscar especial pelo filme e recebeu uma estatueta de tamanho normal e sete menores.

Os contos de fada sempre povoaram a imaginação das crianças em todo o mundo. De origem celta, são característicos do folclore europeu ocidental. Têm sempre uma narrativa curta, que pode ser contada oralmente, em que o herói ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal. Outra característica é sempre envolverem algum tipo de magia, metamorfose ou encantamento.

Existem muitas fábulas famosas como a de Branca de Neve. As histórias de Cinderela, Bela Adormecida e Chapeuzinho Vermelho, entre tantas outras, também fazem parte das lembranças de bastante gente grande, até hoje. E ainda vão continuar na memória das pessoas por muito, muito tempo.

Veja também:

Psicose e a obra de Hitchcock
Os Simpsons
Indiana Jones
Harry Potter
O Senhor dos Anéis
O Iluminado
Titanic
Guerra nas Estrelas
E.T., O Extraterreste


Trailer do filme video

Notícias recomendadas

Disney Pixar divulga teaser trailer de "Toy Story 4"; assista!

Cinema

21 filmes com heróis de Stan Lee que você precisa assistir o quanto antes

Cinema

10 filmes que você precisa assistir na Netflix até o final do ano

Cinema

9 filmes imperdíveis com o ator Eddie Redmayne para assistir hoje mesmo

Cinema

10 filmes sobre educação que você precisa assistir

Cinema

10 filmes que não tiveram tanta repercussão e merecem sua atenção

Cinema