Guia da Semana

Depois de passar trinta anos longe, Guy Maddin retorna à casa onde passou sua infância. Em uma ilha, ele vivia com seus pais em um orfanato administrado por eles, onde as coisas não aconteciam de uma forma normal. Guy vai revendo as instalações abandonadas e relembrando da época em que viveu ali. Enquanto sua mão, uma mulher autoritária, passava o dia em um farol, observando as ações de todas as crianças do local, seu pai ficava o tempo todo em um laboratório fazendo pesquisas com os órfãos.

Na ilha, ele também conhece Wendy, uma jovem que aparece misteriosamente e por quem ele se apaixona. Em suas tardes com ela, a irmã dele e o seu melhor amigo, Neddie, Guy conhece seus primeiros sentimentos mais adultos. Mas os quatro terão que se unir para se proteger, já que cada um sofre um tipo de perseguição dentro do lugar. O mais apavorado é Neddie, que é o alvo preferido de Savage Tom, que prometeu abrir seu peito e devorar seu coração. Guy vai relembrar todos os fatos que desencadearam sua saída.

Apesar do roteiro absurdo da ficção-científica Brand Upon the Brain, o nome do personagem é o mesmo de seu diretor, Guy Maddin. O filme é em preto-e-branco e mudo, tomando como inspiração os filmes do cinema mudo. Porém, este tem músicas modernas e conta com a narração de Isabella Rossellini. Na 31ª Mostra de Cinema de São Paulo, o filme ganhou uma exibição multimídia, com música e narração ao vivo, com a voz de Marília Gabriela.

Trailer do filme

Brand Upon the Brain

Diretor: Guy Maddin

Elenco: Gretchen

País de origem: CAN

Ano de produção: 2006