Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Budapeste

Ghost-writer sofre por escrever livros para os outros e também por estar dividido entre duas mulheres: uma no Brasil e outra na Europa.

Budapeste

Diretor: Walter Carvalho

Elenco: Paola Oliveira, Leonardo, Giovanna Antonelli, Leonardo Medeiros

País de origem: HUN/BRA/POR

Ano de produção: 2009

Quando precisa fazer uma escala em Budapeste, o escritor José Costa (Leonardo Medeiros) se apaixona pela cidade e pelo idioma húngaro. De volta ao Brasil, as lembranças dos poucos momentos que passou na Hungria se tornam um ponto de fuga, já que não vive um bom momento em sua vida pessoal. Casado com Vanda (Giovanna Antonelli), uma famosa apresentadora de televisão, e com um filho, ele sequer pode falar para a família sobre sua profissão, de ghost-writer. Ele escreve anonimamente livros, enquanto outros ficam com a glória.

Apesar de pressionado pela esposa a revelar quais livros escreveu, Costa não pode dizer, para preservar seus clientes. Um deles é o alemão Kaspar Krabbe, que veio ao Brasil atrás de uma mulher e viveu muitas histórias de amor no país. A autobiografia do estrangeiro é um sucesso, e até mesmo Vanda se apaixona por ele, pelo modo como escreveu, sem saber que o verdadeiro autor é seu marido. Se sentindo traído, Costa decide largar tudo e fugir para a Hungria, onde passa a ser Zsoze Kósta.

No novo país, ele aprende o idioma local, e para isso ele conta com a ajuda da professora Kriska (Gabriella Hármoni). Aos poucos, o escritor começa a retomar sua vida em Budapeste, casando-se com sua professora e conseguindo um trabalho com um autor local. Logo, ao sentir que já domina o húngaro, Kósta se sente à vontade para ser novamente um ghost-writer, chegando até a criar um livro para um famoso poeta local. Porém, esta vida dupla passa a atormentar cada vez mais o escritor.

Baseado no livro de Chico Buarque, Budapeste tem a direção de Walter Carvalho, diretor de fotografia de Central do Brasil. Para viver seu personagem, o ator Leonardo Medeiros teve realmente que aprender a falar o húngaro. A produção teve outros grandes desafios, como o de filmar em Budapeste, trazer atores húngaros para o Brasil, e de criar uma estátua de Lênin de 30 metros para uma das cenas.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

"Terremoto", "Tel Aviv em Chamas" e mais seis filmes estreiam nos cinemas nesta quinta-feira (12); saiba mais!

Cinema

16 filmes imperdíveis para assistir no primeiro semestre de 2020

Cinema

10 filmes de terror e suspense para assistir em 2020

Cinema

"Fim de Festa", "Seberg Contra Todos" e mais quatro filmes chegam aos cinemas nesta semana; saiba mais!

Cinema

18 filmes imperdíveis que estreiam nos cinemas em março de 2020

Cinema

"Você Não Estava Aqui", "O Homem Invisível" e mais quatro filmes estreiam nesta quinta-feira (27); Saiba mais!

Cinema