Guia da Semana

Guia da Semana

No final do século XIX, o tropeiro e ex-escravo João de Camargo (Lázaro Ramos) vive uma experiência de fé e misticismo ao se deparar com as conflituosas relações entre o meio rural e o ambiente urbano, em constante transformação. Perdido, explorado em seu trabalho e marginalizado pela sua cor, ele vive momentos de desespero e alucinações. Ao conhecer o sincretismo religioso entre suas raízes africanas e a tradição do Ocidente, encontra um caminho que julga ser o da salvação, em Cafundó.

Passa então a acreditar que pode ver Deus e que a sua missão é curar as pessoas. Com grande poder de convencimento, torna-se um líder religioso e ganha cada vez mais seguidores. Anos depois, após sua morte, sua imagem é tida por alguns como a de um homem santo, que iluminou caminhos para várias pessoas.

A história é inspirada em fatos da vida de um ex-escravo, de mesmo nome do personagem. As imagens foram feitas no interior do Paraná, local pouco usado para filmagens e que resultou em uma bela fotografia. A direção coube a Paulo Betti e Clóvis Bueno e ainda há Leona Cavalli e Leandro Firmino no elenco.

Cafundó

Diretor: Paulo Betti e Clóvis Bueno

Elenco: Leona Cavalli, Lázaro Ramos

País de origem: BRA

Ano de produção: 2005

Classificação: 14 anos