Guia da Semana

Guia da Semana

Quatro jovens ingleses de descendência paquistanesa visitam sua terra natal pela primeira vez. A idéia de Ruhel, Shafiq e Monir é acompanhar o grande amigo Asif, que vai para o país conhecer a garota que foi prometida como sua noiva. O quarteto parte para a viagem, que inclui também um pouco de turismo pela região.

Ao parar numa mesquita, eles se deparam com o pedido de um líder religioso que avisa que o Afeganistão está para ser invadido e precisa de voluntários. Os quatro logo se mobilizam e vão para o país, onde três deles acabam capturados por norte-americanos que não acreditam que eles são turistas europeus. Durante todo o tempo, tentam provar sua versão da história e acabam na base naval americana de Guantánamo, em Cuba. O embate judicial continua para comprovar a inocência do grupo e a volta para a Inglaterra parece cada vez mais longe.

Caminho para Guantánamo narra uma história real. Monir, um dos rapazes que estava no grupo, desapareceu antes mesmo de serem presos e nunca mais foi encontrado. O longa traz personagens reais que recriam o que viveram com entrevistas e imagens de arquivo. A direção tem a assinatura de Michael Winterbottom, de 9 Canções.

Caminho para Guantánamo

Diretor: Michael Winterbottom

País de origem: ING

Ano de produção: 2006