Guia da Semana

Escritor homossexual e um membro respeitado da sociedade, Truman Capote (Philip Seymour Hoffman) viu o início de seu famoso livro e primeiro romance de não-ficção publicado na história, A Sangue Frio, nascer em 1959. Tudo começou quando o astuto autor viu uma notícia sobre um assassinato no jornal The New York Times. O crime ocorreu no Estado de Kansas, e ele parte para lá acompanhado da fiel assistente Nelle Harper Lee (Catherine Keener) em busca de uma boa história para escrever um artigo para o The New Yorker, impresso em que trabalhava.

Ao chegar lá encontra Alvin Dewey, o xerife que investiga o caso de uma família morta depois que dois ladrões invadiram a casa à procura de dinheiro. Em busca de informações, Capote e a assistente encontram os dois suspeitos e começam a conversar com Perry, que parece mais disposto da dupla a dar sua versão do que ocorreu. Ao longo das entrevistas, o escritor se identifica com aquele homem e descobre que sua história pode se tornar mais que um artigo de jornal. Cada vez mais envolvido com o trabalho, o repórter se torna uma pessoa obsessiva pelas idas e vindas do caso, comprometendo até sua relação amorosa. Ele espera um desfecho do destino dos acusados para terminar seu famoso livro.

Considerado um clássico, um verdadeiro divisor de águas no jornalismo literário, o livro A Sangue Frio foi recentemente reeditado e relançado no Brasil. O longa foi indicado a cinco Oscar em 2006 e levou somente na categoria Melhor Ator. Para viver o jornalista Truman Capote, o intérprete Philip Seymour Hoffman teve de emagrecer cerca de 18 quilos. As filmagens foram feitas ao longo de apenas 36 dias.

Capote

Diretor: Bennett Miller

Elenco: Philip Seymour Hoffman, Catherine Keener

País de origem: EUA

Ano de produção: 2005

Classificação: 16 anos