Guia da Semana

Guia da Semana

A partir de centenas das Cartas de Iwo Jima, escritas por soldados japoneses durante uma batalha, na Segunda Guerra, se pôde perceber o que se passou com o exército enquanto lutava para manter a estratégica ilha em seu poder. Os americanos precisavam dominar Iwo Jima para avançar contra o Japão, que estava em desvantagem tecnológica e física, mas que contava com o amor de seus moradores pela pátria e pelo imperador e a disposição de morrer por eles.

Os soldados seguiam sob o comando do General Kuribayashi. Ele acreditava que, escondidos em túneis, eles poderiam ter chances de vencer a batalha, mas grande parte dos oficiais rechaçava seu plano, principalmente por ele já ter morado nos Estados Unidos. Dentre os que acreditavam nele estava o Barão Nishi, um campeão olímpico de equitação, além do jovem soldado Saigo, que queria sair logo da ilha e voltar para casa para conhecer sua filha recém-nascida.

Cartas de Iwo Jima foi feito junto com A Conquista da Honra, pelo experiente diretor Clint Eastwood, sobre a mesma batalha de Iwo Jima, porém sob pontos de vistas diferentes. Este filme contou com atores japoneses que falaram em seu idioma, além de ter o roteiro escrito pela nipo-americana Íris Yamashita, a partir do livro de cartas do General Kuribayashi. As cartas do livro vêm desde o período que ele morava ainda nos Estados Unidos, o que permitiu um conhecimento melhor de sua personalidade.

Trailer do filme

Cartas de Iwo Jima

Diretor: Clint Eastwood

País de origem: EUA/JAP

Ano de produção: 2007

Classificação: 14 anos