Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Cartola - Música para os Olhos

A vida de um dos maiores sambistas da história da música popular brasileira contada por amigos e pelo próprio.

Cartola - Música para os Olhos

Diretor: Lírio Ferreira, Hilton Lacerda

País de origem: BRA

Ano de produção: 2006

Classificação: 10 anos

Cartola foi um dos principais nomes da Estação Primeira de Mangueira. Autor de sambas memoráveis, como O Mundo é um Moinho e As Rosas Não Falam, o sambista gravou o seu primeiro disco quando já estava bastante velho, poucos anos antes de morrer. Muitas de suas músicas se perderam - do próprio, por algum tempo, não chegavam notícias, e havia quem acreditasse que já estava morto. Foi encontrado por um jornalista em uma rua qualquer do Rio de Janeiro, ganhando trocados como guardador de carros.

O documentário que leva seu nome conta a sua história, de pedreiro a músico reconhecido - talento nato, daqueles só encontrados em um em meio a uma infinidade de homens. A frase famosa de outro sambista, Nelson Sargento, a seu respeito ("Cartola não existiu, foi um sonho que a gente teve"), poderia ilustrar bem o que foi a sua vida - um sonho tipicamente brasileiro.

Filmado por Lírio Ferreira e Hilton Lacerda, o longa é fragmentado e procura ir além da reflexão a respeito da figura do sambista. Em um painel que inclui toda a sociedade, o longa discute a memória nacional e a formação cultural do país, que levou a disparates como este.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema

Mostras de cinema gratuitas e online para conferir em fevereiro

Cinema