Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Casa de Areia

Uma família nordestina enfrenta as dificuldades de uma região árida no início do século 20.

Casa de Areia

Diretor: Andrucha Waddington

Elenco: Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, Seu Jorge

País de origem: BRA

Ano de produção: 2005

A esperança de uma boa vida em terras recém-adquiridas no nordeste brasileiro termina em tragédia para uma família. O ano é 1910 e o português Vasco (Ruy Guerra) se muda com a mulher Áurea (Fernanda Torres), que está grávida, e a sogra Maria (Fernanda Montenegro) para a então inóspita região dos Lençóis Maranhenses. Ao chegar lá, o local cercado de areia e sem rastro de civilização por perto faz com a esposa queira voltar imediatamente. Convencida pela marido, porém, a família permanece no lugar e passa a viver numa casa de madeira. Os sonhos das duas estão definitivamente acabados quando Vasco morre soterrado na areia.

Abandonadas à sorte, elas saem em busca de uma colônia habitada por antigos escravos. Não demora para que mãe e filha conheçam Massu (Seu Jorge), um experiente morador do lugar que ensina à dupla formas de sobreviver em terras tão estranhas. Áurea, que não desiste de tentar deixar a região, dá luz a uma menina, também batizada de Maria. Juntas, elas aprendem a viver com a instabilidade e os perigos de sua nova vida, adiando cada vez mais o retorno para a cidade de onde vieram.

Com orçamento de R$ 8,6 milhões, Casa de Areia marca a primeira vez em que Fernanda Montenegro e a filha Fernanda Torres trabalham juntas no cinema. O filme foi todo rodado nos Lençóis Maranhenses e estudos sobre a região foram feitos para os produtores para entender como funciona a geografia do local. As filmagens ocorreram entre julho e setembro de 2004. O elenco conta também com Luiz Melodia e Stênio Garcia.

Notícias recomendadas

Conheça os 12 filmes brasileiros que disputam a indicação para o Oscar 2020

Cinema

Tudo sobre o filme “Era Uma Vez Em... Hollywood”

Cinema

15 filmes atuais que se passam em outra década e merecem sua atenção

Cinema

4 motivos para assistir ao filme brasileiro “Simonal”

Cinema

9 filmes perturbadores que talvez você não assista até o final

Cinema

"Era Uma Vez Em... Hollywood", "Noite Mágica" e mais dois filmes estreiam nesta quinta-feira (15); Confira!

Cinema