Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Che

Em 1956, Che Guevara se junta a um grupo de rebeldes cubanos para derrubar governo de Fulgêncio Batista.

Che

Diretor: Steven Soderbergh

Elenco: Rodrigo Santoro

País de origem: FRA/ESP/EUA

Ano de produção: 2008

Em julho de 1955, no México, o jovem médico Ernesto Che Guevara (Benício Del Toro) é apresentado por Raul Castro (Rodrigo Santoro) ao irmão deste, Fidel (Demián Bichir). Conhecido como ´O Argentino´, ele se dispõe a ajudar o advogado cubano a voltar à sua terra e tomar o poder do ditador Fulgêncio Batista, que havia dado um golpe de Estado anos antes. Os três, junto a outros revolucionários, aproveitam aquela noite para começar a tramar a retomada de Cuba.

Com pouco dinheiro, oitenta guerrilheiros comandados por Fidel Castro conseguem entrar na ilha por um barco. Aos poucos eles vão convencendo mais homens a se juntar ao grupo, tendo como objetivo inicial a tomada de Sierra Maestra, local que se torna a base dos rebeldes na luta pela libertação. Com grupos comandados por Fidel, Raul, Che e Camilo Cienfuegos, entre outros, eles vão se dividindo e conquistando cada vez mais adeptos à missão, até a chegada do momento em que enfrentarão os exércitos de Fulgêncio Batista.

Anos depois, Guevara é conhecido no mundo todo como um líder revolucionário. Tachado por uns como herói e por outros como um assassino, Che discursa na sede da ONU, em Nova Iorque, para líderes de países de todo o mundo. Seu sucesso na Revolução Cubana faz com que suas palavras sejam ao mesmo tempo respeitadas por todos, mas consideradas perigosas por incitar novas lutas armadas. Durante uma entrevista a uma repórter americana, Guevara relembra momentos da revolta.

O projeto de Steven Soderbergh para contar a vida do revolucionário argentino foi dividido em duas partes, Che e Che - A Guerrilha. A produção ficou por conta de Laura Bickford e Benício Del Toro, que chegou a pesquisar por sete anos para viver o papel principal. O brasileiro Rodrigo Santoro, que interpreta Raul Castro, atual presidente cubano e irmão de Fidel, viveu em Cuba por dois meses para saber mais sobre a história de seu personagem. Os dois filmes se basearam no diário escrito por Guevara na Bolívia e em entrevistas com os revolucionários Pombo, Urbano e Benigno, que atuaram em Cuba e na Bolívia e sobreviveram.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

7 filmes do diretor David Lynch que você precisa assistir

Cinema

Os melhores filmes infantis de 2019... até agora

Cinema

10 filmes imperdíveis com alienígenas para quem gosta do gênero

Cinema

10 filmes europeus imperdíveis para assistir na Netflix

Cinema

"MIB: Homens de Preto - Internacional", "Dor e Glória" e mais quatro filmes estreiam nesta quinta (13); Confira:

Cinema

Dia dos Namorados? 8 filmes para cultivar o amor próprio

Cinema