Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Che

Em 1956, Che Guevara se junta a um grupo de rebeldes cubanos para derrubar governo de Fulgêncio Batista.

Che

Diretor: Steven Soderbergh

Elenco: Rodrigo Santoro

País de origem: FRA/ESP/EUA

Ano de produção: 2008

Em julho de 1955, no México, o jovem médico Ernesto Che Guevara (Benício Del Toro) é apresentado por Raul Castro (Rodrigo Santoro) ao irmão deste, Fidel (Demián Bichir). Conhecido como ´O Argentino´, ele se dispõe a ajudar o advogado cubano a voltar à sua terra e tomar o poder do ditador Fulgêncio Batista, que havia dado um golpe de Estado anos antes. Os três, junto a outros revolucionários, aproveitam aquela noite para começar a tramar a retomada de Cuba.

Com pouco dinheiro, oitenta guerrilheiros comandados por Fidel Castro conseguem entrar na ilha por um barco. Aos poucos eles vão convencendo mais homens a se juntar ao grupo, tendo como objetivo inicial a tomada de Sierra Maestra, local que se torna a base dos rebeldes na luta pela libertação. Com grupos comandados por Fidel, Raul, Che e Camilo Cienfuegos, entre outros, eles vão se dividindo e conquistando cada vez mais adeptos à missão, até a chegada do momento em que enfrentarão os exércitos de Fulgêncio Batista.

Anos depois, Guevara é conhecido no mundo todo como um líder revolucionário. Tachado por uns como herói e por outros como um assassino, Che discursa na sede da ONU, em Nova Iorque, para líderes de países de todo o mundo. Seu sucesso na Revolução Cubana faz com que suas palavras sejam ao mesmo tempo respeitadas por todos, mas consideradas perigosas por incitar novas lutas armadas. Durante uma entrevista a uma repórter americana, Guevara relembra momentos da revolta.

O projeto de Steven Soderbergh para contar a vida do revolucionário argentino foi dividido em duas partes, Che e Che - A Guerrilha. A produção ficou por conta de Laura Bickford e Benício Del Toro, que chegou a pesquisar por sete anos para viver o papel principal. O brasileiro Rodrigo Santoro, que interpreta Raul Castro, atual presidente cubano e irmão de Fidel, viveu em Cuba por dois meses para saber mais sobre a história de seu personagem. Os dois filmes se basearam no diário escrito por Guevara na Bolívia e em entrevistas com os revolucionários Pombo, Urbano e Benigno, que atuaram em Cuba e na Bolívia e sobreviveram.

Trailer do filme video

Notícias recomendadas

8 filmes imperdíveis sobre escalada e alpinismo

Cinema

Cinema: 10 trailers e teasers que vão te deixar ansioso(a) para 2019

Cinema

5 filmes com final ambíguo que você precisa assistir

Cinema

40 filmes imperdíveis dos anos 2000 que você precisa assistir o quanto antes

Cinema

15 filmes com a atriz Sandra Bullock que você precisa assistir

Cinema

Além de Harry Potter, 10 filmes com Daniel Radcliffe

Cinema