Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Cidade de Deus

Indicado a 4 Oscar, o filme de Fernando Meirelles narra o surgimento do crime organizado em uma favela carioca.

Cidade de Deus

Diretor: Fernando Meirelles

País de origem: BRA

Ano de produção: 2002

Classificação: 16 anos

Quando a Cidade de Deussurgiu, na década de 60, ela era muito pouco parecida com o que é hoje. Mas a favela violenta do presente já estava desenhada lá desde o começo. Buscapé (Alexandre Rodrigues) sabia disso. Num lugar onde o destino quase certo era se integrar ao tráfico, ele não queria se tornar um bandido e procurava uma outra ocupação. Acabou encontrando a fotografia.

Seus amigos de infância, no entanto, não tiveram a mesma sorte. Especialmente Dadinho, que, ainda um pré-adolescente, foi recrutado para um papel de coadjuvante em um roubo. Dali em diante, não parou mais até se tornar Zé Pequeno (Leandro Firmino da Hora), temido líder do tráfico na Cidade de Deus, um sujeito praticamente acima do bem e do mal, disposto a comprar briga com qualquer um, por qualquer motivo, seja pela mulher de Mané Galinha, ou pelo controle do tráfico contra Sandro Cenoura (Matheus Nachtergaele). O único que mantém Zé Pequeno longe de problemas maiores ainda é seu assistente fiel, Bené, que completa o trio de amigos. À medida que o tempo passa, os bandos se tornam maiores, mais jovens e mais armados. A guerra total é questão de tempo.

Cidade de Deus teve quatro indicações ao Oscar (direção, roteiro adaptado, fotografia e edição). É considerado um dos melhores filmes nacionais dos últimos anos, chocante por sua violência, mas não menos chocante por sabermos que a realidade é assim mesmo: crianças de arma na mão, que não dão valor nenhum à vida, enfrentando o destino quase inevitável de se juntar ao crime.


Trailer do filme

Notícias recomendadas

"Terremoto", "Tel Aviv em Chamas" e mais seis filmes estreiam nos cinemas nesta quinta-feira (12); saiba mais!

Cinema

16 filmes imperdíveis para assistir no primeiro semestre de 2020

Cinema

10 filmes de terror e suspense para assistir em 2020

Cinema

"Fim de Festa", "Seberg Contra Todos" e mais quatro filmes chegam aos cinemas nesta semana; saiba mais!

Cinema

18 filmes imperdíveis que estreiam nos cinemas em março de 2020

Cinema

"Você Não Estava Aqui", "O Homem Invisível" e mais quatro filmes estreiam nesta quinta-feira (27); Saiba mais!

Cinema