Guia da Semana

Há doze anos Max ouve histórias dos passageiros que transporta e vê a vida passar pelo retrovisor de seu táxi, em Los Angeles. Depois de levar uma advogada que está envolvida num caso importante no centro da cidade, o destino coloca Vincent em seu caminho. O que parecia ser apenas mais uma viagem se torna um grande negócio quando o simpático estranho lhe oferece 600 dólares para ele que seja seu motorista durante toda a noite. Depois de hesitar um pouco, Max aceita o trabalho, afinal o novo passageiro disse que iria visitar amigos e fechar um negócio com um imóvel.

Logo na primeira parada um corpo cai sobre o carro. O assassino de aluguel Vincent acaba de completar o primeiro dos cinco "serviços" da noite. Atônito, o motorista percebe que a jornada pela cidade será longa e tensa, enquanto o criminoso, que está eliminando testemunhas-chave de um processo contra traficantes, faz uma nova vítima a cada parada. Sob ameaça e temendo por sua vida, Max tenta fazer tudo para se livrar da situação, mas o frio criminoso o deixa sem saída. Apesar de agir de maneira muito profissional, os assassinatos começam a chamar a atenção da polícia e as tarefas de Vincent não serão tão fáceis de cumprir com os federais em seu encalço.

Sempre interpretando mocinhos na telona, Tom Cruise está grisalho e convincente em seu primeiro papel como vilão. Colateral tem direção de Michael Mann (de O Último dos Moicanos e O Informante), que determinou a ambientação do longa em Los Angeles e não em Manhatan, como era planejado no início. Câmeras digitais foram usadas em cerca de 80% das imagens do filme, para captar melhor cenas feitas à noite.

Colateral

Diretor: Michael Mann

Elenco: Tom Cruise, Jamie Foxx

País de origem: EUA

Ano de produção: 2004

Classificação: 14 anos