Guia da Semana

O ano é 1861 e o lugarejo de Cold Mountain, na Carolina do Norte, recebe dois novos moradores: o reverendo Monroe (Donald Shuterland) e sua filha, Ada (Nicole Kidman). Como sempre acontece nesses locais, os recém-chegados são vistos por alguns com suspeita, mas outros são hospitaleiros. É o caso do carpinteiro Inman Balis (Jude Law): para ele e Ada, é praticamente amor à primeira vista. Mas estes são tempos conturbados, e a Carolina do Norte se juntou aos estados rebeldes do Sul na Guerra de Secessão. Inman entra para o exército confederado e parte para o campo de batalha.

Os pombinhos se comunicam escrevendo cartas, e com o passar dos anos, o pai de Ada morre, e Inman é ferido em combate. Quando lê uma das cartas de Ada pedindo que ele volte para casa, o soldado não tem dúvidas e, sem pedir permissão, deixa o front e parte em uma jornada dura, na qual encontrará tipos peculiares, como a viúva Sara (Natalie Portman). Mas não basta chegar vivo a Cold Mountain, pois Inman agora é um desertor, e pode sofrer as conseqüências se for encontrado. Enquanto isso, Ada ganha ajuda para cuidar da fazenda: a jovem Ruby (Renée Zellweger), que faz o serviço pesado em troca de casa e comida.

Cold Mountain, baseado no romance de Charles Frazier, estava cotado para várias indicações importantes ao Oscar, mas não concorre às estatuetas de filme ou diretor. Jude Law é um dos candidatos a melhor ator, e Renée Zellweger disputa a estatueta de atriz coadjuvante (ela já venceu o Globo de Ouro de 2004). Com cenas de batalha rodadas na Romênia, o longa havia atraído o interesse não só de Nicole Kidman, mas também de seu ex-marido, Tom Cruise - sendo que nenhum dos dois sabia sobre o outro.

Cold Mountain

Diretor: Anthony Minghella

Elenco: Renée Zellweger, Jude Law, Nicole Kidman

País de origem: EUA

Ano de produção: 2003

Classificação: 12 anos