Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Contos da Era Dourada

Durante o regime comunista de Ceausescu diversas lendas surgiram na Romênia. O longa-metragem traz seis delas contadas por cinco diretores.

Contos da Era Dourada

Diretor: Cristian Mungiu, Ioana Uricaru, Hanno Höfer, Rãzvan Mãrculescu, Constantin Popescu.

País de origem: Romênia

Ano de produção: 2009

Classificação: 14 anos

Durante os 15 anos em que a Romênia viveu sob o regime ditatorial de Nicolai Ceausescu, mitos e lendas foram criados pela população. Utilizando o humor e o sarcasmo, tentavam amenizar um pouco a difícil realidade que enfrentavam. Repleto de regras absurdas, - como ser proibido que o presidente tirasse o chapéu diante de representantes das nações ocidentais - este período foi ironicamente batizado de Época de Ouro.

Em Contos da Era Dourada, seis desses contos são apresentados sob o ponto de vista de cinco cineastas romenos: Ioana Uricaru, Hanno Höffer, Razvan Marculescu, Constantin Popescu e Cristian Mungiram. Cada curta traz uma história folclórica diferente, como das pessoas que acreditavam que comprariam um carro vendendo garrafas vazias ou da família que tentou matar um porco asfixiado para driblar a distribuição igualitária e insuficiente de comida no país.

Cristian Mungiu ficou responsável pela assinatura de dois curtas. Diretor de maior renome na Romênia, foi vencedor da Palma de Ouro em Cannes, em 2007, pelo filme 4 Semanas, 3 Meses e 2 Dias.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

Conheça os 12 filmes brasileiros que disputam a indicação para o Oscar 2020

Cinema

Tudo sobre o filme “Era Uma Vez Em... Hollywood”

Cinema

15 filmes atuais que se passam em outra década e merecem sua atenção

Cinema

4 motivos para assistir ao filme brasileiro “Simonal”

Cinema

9 filmes perturbadores que talvez você não assista até o final

Cinema

"Era Uma Vez Em... Hollywood", "Noite Mágica" e mais dois filmes estreiam nesta quinta-feira (15); Confira!

Cinema