Guia da Semana

Guia da Semana

Nas comunidades carentes da cidade do Rio de Janeiro há uma série de projetos sociais ligados à música. Neles, jovens aprendem a tocar instrumentos com a esperança de fugir da vida difícil que levam e tentar um futuro melhor. Apesar de nem todos conseguirem seguir na carreira musical, geralmente, eles conquistam grandes mudanças em suas vidas que os fazem acreditar que é possível terem tranquilidade, fugindo da criminalidade ou de outros problemas sociais.

Entre estes projetos estão o Villa-Lobinhos, a Orquestra da Grota, o Projeto Aprendiz e a Orquestra Pró-Arte. Essas instituições se tornam cenário para o documentário Contratempo, de Mini Kerti e Malu Mader. As cineastas pegam o exemplo de diversos personagens dentro desses projetos e mostram as mudanças que a música ocasionou em suas vidas.

Contratempo é o primeiro trabalho na direção da atriz Malu Mader. A ideia do filme surgiu quando Malu foi convidada a assistir a uma apresentação do Villa-Lobinhos. A atriz ficou tão admirada que queria de alguma forma divulgar aquele projeto, já que as crianças mostraram saber muito mais de música do que ela, que entende do assunto. Ela então chamou Mini Kerti, que já tinha experiência com cinema, para fazerem um curta-metragem. O projeto, no entanto, acabou ficando maior do que elas imaginavam.

Contratempo

Diretor: Malu Mader,Mini Kerti

País de origem: BRA

Ano de produção: 2008