Guia da Semana

Em toda a sua adolescência, Ian Curtis sempre tentou passar para o papel o que sentia, escrevendo poesias, letras de músicas e romances. Na constante companhia dos amigos, com quem fumava e usava vários tipos de drogas, ele acaba se apaixonando pela namorada de um deles, Deborah, com quem se casou mais tarde. Casado e pai, Ian consegue um emprego público, mas, mesmo assim, continua com seus sonhos de juventude.

Influenciado por Lou Reed, David Bowie e pelo poeta Willian Burroughs, ele sente a necessidade de entrar em uma banda depois de assistir a um show dos Sex Pistols. Logo, a Joy Division se torna um grande sucesso e Curtis vira ídolo. Porém, a ausência no casamento, a vida dupla e os problemas que tinha com a epilepsia não deixavam que o músico pudesse se sentir realmente realizado. Todas estas questões acabam o levando ao suicídio no auge da carreira.

Baseado no livro Touching From a Distance, de Deborah Curtis, viúva do cantor, Control foi o grande vencedor do prêmio Câmera de Ouro do Festival de Cannes de 2007. Sam Riley, que faz o papel principal, já havia desistido de ser ator e tentava emplacar uma tímida carreira de músico enquanto trabalhava em uma loja de roupas. Ao saber do filme, decidiu fazer os testes e conseguiu o papel, pelo qual é bastante elogiado. Depois da morte de Ian Curtis, a Joy Division terminou e seus membros fundaram o New Order.

Trailer do filme

Control

Diretor: Anton Corbijn

País de origem: ING/EUA/AUS/JAP

Ano de produção: 2007

Classificação: 16 anos