Guia da Semana

Guia da Semana

Pobreza, Aids, guerra e outros aspectos de uma infância perdida e desiludida estão no filme Crianças Invisíveis. O projeto, que contou com apoio da Unicef, é composto por sete curtas-metragens comandados por diferentes diretores que trabalharam solidária e gratuitamente. A proposta é que cada cineasta mostrasse algo sobre o local onde viviam para despertar o olhar do público para o futuro marginalizado que atormenta toda as nações do mundo.

O episódio brasileiro foi dirigido por Kátia Lund, de Cidade de Deus. Ambientado na cidade de São Paulo, seu filme mostra a trajetória dos irmãos catadores de alumínio João e Bilu, que passam o início da vida trabalhando com uma carroça na cidade de São Paulo. Parte da produção conta também com o toque do famoso Ridley Scott, de Gladiar, Cruzada e outros sucessos da tela grande. Há ainda curtas filmados na África, Inglaterra e Itália, entre outros.

O projeto terá parte da renda destinada para a Unicef e para o Programa Mundial contra a Fome. O longa participou do Festival do Rio 2005. Os outros diretores que filmaram foram Mehdi Charef, Emir Kusturica, Spike Lee, Stefano Veneruso e John Woo.

Crianças Invisíveis

Diretor: Ridley Scott, Spike Lee, John Woo

País de origem: FRA/ITA

Ano de produção: 2005

Classificação: 12 anos