Guia da Semana

Guia da Semana

O destino das crianças pobres da periferia paulistana nunca é necessariamente o tráfico. Jeferson é um exemplo: ele foi para o Rio, estudar no Colégio Militar, enquanto o irmão Washington e o amigão Kennedy ficaram em São Paulo, andando pelo mau caminho. Tempos depois, um telefonema e a notícia de uma tragédia traz Jeferson de volta a sua cidade natal: a morte do irmão.

Ao chegar em casa, Jeferson encontra o amigo, que se oferece para atravessar a cidade para reconhecer o corpo, pois Washington foi morto em Francisco Morato. Ele e Kennedy viajam de trem, metrô e ônibus por São Paulo, e não escondem a mágoa. O militar culpa o tráfico pela morte do irmão. Kennedy diz que não tem mais nada a ver com as drogas. E os dois recordam um acontecimento da infância, relacionado justamente a traficantes, que marcou a vida do trio.

De Passagem, estréia de Ricardo Elias no cinema, ganhou vários Kikitos no Festival de Gramado de 2003: melhor filme, diretor, ator coadjuvante (Fábio Nepô, o Kennedy) e roteiro, além do prêmio da crítica. Na Mostra BR de Cinema de São Paulo, o longa foi escolhido pelo público como o melhor filme brasileiro.

De Passagem

Diretor: Ricardo Elias

País de origem: BRA

Ano de produção: 2003

Classificação: 12 anos