Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Desonra

Inspirado em fatos reais, filme mostra japonesa que é humilhada em seu país por ter sido seqüestrada no Iraque.

Desonra

Diretor: Massahiro Kobayashi

País de origem: Japão

Ano de produção: 2005

Classificação: 14 anos

Pensando em ajudar um povo que estava em dificuldades, a japonesa Yuko Takai decidiu ser voluntária no Iraque. Durante sua estádia no país, a jovem e outros conterrâneos foram seqüestrados. Ao ser liberados e voltarem para a terra natal, eles não imaginavam que o fim deste pesadelo iria dar início a outro em sua própria casa. Apesar da modernidade, o Japão continua a ser um país bastante tradicional e conservador. Por isso, foi considerada uma Desonra a atitude de Yuko e seus companheiros.

Assim, ela vive em constante depressão por não conseguir seguir sua vida como era antes de sua viagem. Apesar de ter ido prestar solidariedade, todos começam a tratá-la com descaso e desrespeito, fazendo com que ela e seu pai percam o emprego, já que as empresas dos dois não conseguem suportar o peso de tantas críticas por mantê-los no quadro de funcionários. A situação para Yuko parece cada vez pior e ela já não acredita que possa voltar a viver em paz em sua casa. Sem esperanças, ela pensa se não seria melhor voltar ao único lugar em que as pessoas precisam de sua presença, o Iraque.

Desonra é inspirado em fatos reais que aconteceram a japoneses que foram seqüestrados no Iraque em 2004, um ano antes da realização deste filme. Com direção e roteiro de Musahiro Kobayashi, o longa foi selecionado para o Festival de Cannes de 2005. Ele também já foi exibido antes no Brasil, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com o nome de Humilhação.

Notícias recomendadas

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema

Mostras de cinema gratuitas e online para conferir em fevereiro

Cinema