Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Diário de Sintra

Documentário mostra as memórias de Paula Gaitán dos últimos momentos de Glauber Rocha.

Diário de Sintra

Diretor: Paula Gaitán

País de origem: BRA

Ano de produção: 2007

Um dos maiores nomes do cinema nacional, o baiano Glauber Rocha, viveu seus últimos meses de vida em Sintra, Portugal, com sua mulher, a colombiana Paula Gaitán, e os dois filhos do casal. Durante o tempo em que estiveram por lá, a fotógrafa e artista plástica registrou o cotidiano da família em Super8, em uma espécie de Diário de Sintra. Nele, encontra-se um lado do diretor que poucos conhecem, seja em sua relação com a mulher e os filhos, seja na sua reflexão sobre a morte, que sabia estar próxima.

Quase vinte e cinco anos depois da morte do marido, Paula volta à cidade em que viveram para registrar imagens que lhe lembrem do período. Tentando resgatar a memória, tanto de sua vida com Glauber e os filhos, Ava Patria e Erik Aruak, como dos moradores da cidade, que mal sabem ter vivido naquele local tão importante figura, a diretora cria um documentário intimista em que tenta passar o que ainda ficou de Glauber Rocha dentro dela mesma.

Diário de Sintra foi realizado com o prêmio especial do 5º Rumos Cinema e Vídeo, do Itaú Cultural. O filme mescla imagens captadas em família em 1981 com registros atuais. A trilha sonora, que mescla ritmos mouros, africanos e luso-brasileiros, ficou por conta de Edson Secco.

Notícias recomendadas

8 filmes imperdíveis sobre escalada e alpinismo

Cinema

Cinema: 10 trailers e teasers que vão te deixar ansioso(a) para 2019

Cinema

5 filmes com final ambíguo que você precisa assistir

Cinema

40 filmes imperdíveis dos anos 2000 que você precisa assistir o quanto antes

Cinema

15 filmes com a atriz Sandra Bullock que você precisa assistir

Cinema

Além de Harry Potter, 10 filmes com Daniel Radcliffe

Cinema