Guia da Semana

Guia da Semana

Said, Yacine, Abd el-Kader e Messaoud são soldados que defendem a França na Segunda Guerra Mundial, porém não são franceses, são norte-africanos. Ávidos por melhores condições de vida, eles abandonaram seus países de origem para viver na Europa. Quando a guerra se torna real, cada um tem seu motivo para ajudar a França, seja para que sua nação tenha mais liberdade, seja para que eles próprios tenham uma vida mais fácil na nova pátria.

Em campo lutando contra os nazistas, porém, eles vão percebendo que a realidade é outra e que suas lutas pelos direitos como cidadãos franceses podem ser em vão, já que não há garantias de que possam voltar mesmo ganhando a disputa. Tendo como cenário a Segunda Guerra Mundial, o filme trata de um assunto ainda muito atual, a insegurança dos imigrantes norte-africanos na França.

Dias de Glória, do diretor Rachid Bouchareb, se tornou uma das mais caras produções francesas e conseguiu uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro, mesmo sendo um filme desacreditado no início. Isto só mudou quando o comediante Jamel Debbouze, de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, foi convidado a participar, o que atraiu patrocinadores.

Dias de Glória

Diretor: Rachid Bouchareb

País de origem: FRA/MAR/ARG/BEL

Ano de produção: 2006

Classificação: 14 anos