Guia da Semana

A Síndrome de Down é envolta em preconceitos e visões errôneas a seu respeito. A sociedade rejeita - não quer pessoas que considera problemáticas e incapazes. Como se não bastasse, até os pais, em um primeiro momento, podem se distanciar do filho que acaba de nascer. O documentário Do Luto à Luta revela que as deficiências existentes são plenamente possíveis de serem superadas. Mostra também que as possibilidades e o particular mundo dos downianos trazem imensas alegrias para eles, familiares, amigos e namorados.

Quando tratados corretamente, eles vão mais longe do que muitos seres humanos ditos normais. Cenas de danças, esportes, músicas e até direção de filmes são abordadas tendo os portadores da Síndrome como protagonistas. Investiga-se a relação deles com o mundo, seus pensamentos, suas dificuldades e potencialidades. Descobre-se um novo universo, com uma visão particular, não mais correta ou incorreta do que a da maioria, mas diferente.

O filme foi dirigido pelo cineasta Evaldo Mocarzel, que assinou também o roteiro. Em 2003, com a versão de longa-metragem do documentário À Margem da Imagem, ele foi premiado em sua categoria no Festival de Gramado e saiu-se vencedor também no Festival do Rio daquele ano. Antes, com a versão em curta do trabalho, ele faturara outros 20 prêmios, incluindo alguns internacionais e o do Festival de Curtas de São Paulo.

Do Luto à Luta

Diretor: Evaldo Mocarzel

País de origem: BRA

Ano de produção: 2004