Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Do Luto à Luta

O outro mundo dos portadores da Síndrome de Down.

Do Luto à Luta

Diretor: Evaldo Mocarzel

País de origem: BRA

Ano de produção: 2004

A Síndrome de Down é envolta em preconceitos e visões errôneas a seu respeito. A sociedade rejeita - não quer pessoas que considera problemáticas e incapazes. Como se não bastasse, até os pais, em um primeiro momento, podem se distanciar do filho que acaba de nascer. O documentário Do Luto à Luta revela que as deficiências existentes são plenamente possíveis de serem superadas. Mostra também que as possibilidades e o particular mundo dos downianos trazem imensas alegrias para eles, familiares, amigos e namorados.

Quando tratados corretamente, eles vão mais longe do que muitos seres humanos ditos normais. Cenas de danças, esportes, músicas e até direção de filmes são abordadas tendo os portadores da Síndrome como protagonistas. Investiga-se a relação deles com o mundo, seus pensamentos, suas dificuldades e potencialidades. Descobre-se um novo universo, com uma visão particular, não mais correta ou incorreta do que a da maioria, mas diferente.

O filme foi dirigido pelo cineasta Evaldo Mocarzel, que assinou também o roteiro. Em 2003, com a versão de longa-metragem do documentário À Margem da Imagem, ele foi premiado em sua categoria no Festival de Gramado e saiu-se vencedor também no Festival do Rio daquele ano. Antes, com a versão em curta do trabalho, ele faturara outros 20 prêmios, incluindo alguns internacionais e o do Festival de Curtas de São Paulo.

Notícias recomendadas

Saiba como assistir ao Oscar 2021 na TV e Internet

Cinema

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema