Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Do Luto à Luta

O outro mundo dos portadores da Síndrome de Down.

Do Luto à Luta

Diretor: Evaldo Mocarzel

País de origem: BRA

Ano de produção: 2004

A Síndrome de Down é envolta em preconceitos e visões errôneas a seu respeito. A sociedade rejeita - não quer pessoas que considera problemáticas e incapazes. Como se não bastasse, até os pais, em um primeiro momento, podem se distanciar do filho que acaba de nascer. O documentário Do Luto à Luta revela que as deficiências existentes são plenamente possíveis de serem superadas. Mostra também que as possibilidades e o particular mundo dos downianos trazem imensas alegrias para eles, familiares, amigos e namorados.

Quando tratados corretamente, eles vão mais longe do que muitos seres humanos ditos normais. Cenas de danças, esportes, músicas e até direção de filmes são abordadas tendo os portadores da Síndrome como protagonistas. Investiga-se a relação deles com o mundo, seus pensamentos, suas dificuldades e potencialidades. Descobre-se um novo universo, com uma visão particular, não mais correta ou incorreta do que a da maioria, mas diferente.

O filme foi dirigido pelo cineasta Evaldo Mocarzel, que assinou também o roteiro. Em 2003, com a versão de longa-metragem do documentário À Margem da Imagem, ele foi premiado em sua categoria no Festival de Gramado e saiu-se vencedor também no Festival do Rio daquele ano. Antes, com a versão em curta do trabalho, ele faturara outros 20 prêmios, incluindo alguns internacionais e o do Festival de Curtas de São Paulo.

Notícias recomendadas

7 filmes de Ano Novo para entrar no clima de festas

Cinema

10 filmes de X-Mens que você deveria assistir

Cinema

10 filmes imperdíveis com a atriz Glenn Close

Cinema

15 suspenses atuais que você não pode deixar de assistir

Cinema

10 filmes clichês de Natal que você precisa ver pelo menos uma vez na vida

Cinema

10 filmes imperdíveis que se passam na selva

Cinema