Guia da Semana

Se hoje existem os X-Games, e skatistas ganham uma bela grana para fazer suas manobras radicais, agradeça aos rapazes de um bairro pobre de Los Angeles chamado Dogtown. Na década de 70, um grupinho se reuniu em torno de uma loja chamada Zephyr, que fabricava pranchas de surfe, e formou uma equipe onde o mais importante era ter estilo e buscar a perfeição.

Eles dominavam as ondas em um ponto da Califórnia e, para aproveitar o tempo em que não estavam surfando, começaram a andar de skate. Em uma época na qual os skatistas faziam acrobacias em pé, os Z-Boys, como ficaram conhecidos, imitavam sobre o skate os movimentos que faziam na água. O estilo radicalmente diferente ganhou o mundo. Sempre em busca de inovação, eles também podem ser chamados de pais do half-pipe, pois foram eles que, ao radicalizar em piscinas vazias devido a uma grande seca na Califórnia, inventaram o estilo vertical. Foi assim que Tony Alva, Jay Adams, Stacy Peralta e outros fizeram fama e, em certos casos, fortuna.

Filmado em ritmo de videoclipe, Dogtown and Z-Boys - Onde Tudo Começou é dirigido por um dos skatistas, Stacy Peralta. Narrado por Sean Penn, o documentário usa várias fotos de arquivo, filmagens da época e entrevistas com os antigos Z-Boys e os donos da loja Zephyr - quem vê alguns deles hoje jamais imaginaria que, na década de 70, eles eram adolescentes cabeludos e radicais. Embora o público-alvo do documentário seja os fãs destes esportes, as cenas e histórias como a da "invenção" do half-pipe também podem agradar aos que nada conhecem de surfe e skate.

Dogtown and Z-Boys - Onde Tudo Começou

Diretor: Stacy Peralta

País de origem: EUA

Ano de produção: 2001

Classificação: 12 anos