Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Dogville

Grace (Nicole Kidman), fugindo da máfia, se refugia em uma pequena cidade do Colorado, mas os habitantes começam a exigir demais para escondê-la..

Dogville

Diretor: Lars von Trier

Elenco: Paul Bettany, Nicole Kidman

País de origem: DIN

Ano de produção: 2003

Classificação: 14 anos

Dogville é uma pacata cidadezinha do Colorado, que vive da mineração. A calma do local será abalada pela chegada de Grace (Nicole Kidman), que aparentemente está fugindo de bandidos e quer se esconder na cidade. Graças à ajuda de Tom (Paul Bettany), os moradores decidem acolher a recém-chegada. Seu novo amigo sugere que, em troca, ela preste alguns serviços gratuitamente aos seus protetores, como empregada doméstica, ou babá. Entretanto, a procura por Grace continua intensa, e quando os moradores de Dogville percebem o fato, concluem que podem tirar mais ainda da refugiada, e começam a chantageá-la e exigir mais e mais - bem mais do que ela estaria disposta a fazer, mas agora não há alternativa: Grace é praticamente uma refém na cidade.

Assim como Thomas Vinterberg, Lars von Trier criou o Dogma 95 para depois renegá-lo, prova de que tudo era apenas golpe de publicidade. Mas Dogville não deixa de ser diferente: o narrador e a divisão por capítulos dá um ar de conto de fadas ao filme; em vez de cenários há apenas marcações no chão e alguns móveis, como num palco de teatro. A força do filme reside no elenco (que tem nomes como Philip Baker Hall e Lauren Bacall) e nos questionamentos que provoca: Em um lugar pequeno como Dogville, é possível, ao mesmo tempo, esconder alguma coisa (e, assim, a falta de paredes vira uma metáfora) e ignorar horrores que acontecem bem ao lado? A solidariedade realmente existe? O próprio nome da cidadezinha carrega significado: talvez as pessoas não sejam melhores que cães.


Notícias recomendadas

14 filmes teens recém-lançados na Netflix que você deveria dar uma chance

Cinema

13 filmes imperdíveis que estreiam nos cinemas em fevereiro de 2020

Cinema

10 filmes imperdíveis em cartaz no feriado de 25 de janeiro de 2020

Cinema

"1917", "Um Lindo dia na Vizinhança" e mais três filmes estreiam nesta semana; Confira!

Cinema

Veja a lista de indicados ao Oscar 2020

Cinema

Motivos para assistir ao filme “O Relatório”, na Amazon Prime Video

Cinema