Guia da Semana

Guia da Semana

Mesmo vivendo na França e não sendo uma muçulmana radical, a enfermeira Sélima sofre o preconceito por onde trabalha. Para evitar, ela decide ser a enfermeira particular de Esther, uma judia paraplégica de personalidade forte, que afasta todas as mulheres que tentaram trabalhar em sua casa. Quando uma empregada da casa é demitida, Sélima aproveita para pedir a vaga para sua mãe, Halima, uma muçulmana praticante.

Mesmo com as diferenças, Esther e Halima se dão bem logo de início. As Duas Senhoras percebem que apesar das religiões opostas, elas têm muito em comum, como a origem argelina e os assuntos típicos de mulheres daquela idade. Enquanto a muçulmana sente naquela relação uma chance de obter uma independência financeira de sua filha, a judia enxerga aquilo como sua oportunidade de ter uma agradável companhia que a livre da solidão.

Dirigido pelo marroquino Philippe Faucon, o drama francês Duas Senhoras, de 2007, havia sido exibido no Brasil durante a Mostra de Cinema Mundial Indie 2009. O filme é lançado no circuito em apenas uma sala em São Paulo, em uma parceria entre o Sesc e a embaixada da França. Além deste, o diretor realizou diversos filmes, como Grégoire peut mieux faire e La Trahison.

Duas Senhoras

Diretor: Philippe Faucon

País de origem: FRA

Ano de produção: 2007