Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

E.T., O Extraterreste

Uma iniciativa Trident sobre as coisas que devem durar mais! Um grupo de crianças descobre um ET na Terra e tenta ajudá-lo a voltar a seu planeta natal.

E.T., O Extraterreste

Diretor: Steven Spielberg

Elenco: Drew Barrymore

País de origem: EUA

Ano de produção: 1982

Classificação: Livre

Tido como um dos principais diretores de cinema do mundo, Steven Spielberg começou sua carreira profissional em 1972, quando dirigiu o filme de televisão Encurralado. O suspense faria tanto sucesso que logo também seria lançado nos cinemas. Seu primeiro trabalho feito para as telas, Louca Escapada, de 1974, chegou a receber o prêmio de melhor roteiro em Cannes. A partir de então, já marcando seu território em Hollywood, o diretor começou a criar suas fantasias nas telas com os blockbusters Tubarão, Contatos Imediatos de Terceiro Grau e Os Caçadores da Arca Perdida, que inicia o personagem Indiana Jones.

O filme que arrebataria de vez o público viria em 1982. E.T., o Extraterrestre chamou a atenção em todo o mundo pela relação de afeto entre um grupo de crianças e um alienígena. Elliott (Henry Thomas) é um menino norte-americano que vive com a mãe, e os irmãos Gertie (Drew Barrymore) e Michael. Certa noite, ele começa a ouvir estranhos barulhos em seu quintal. Apesar de apavorado, cria coragem e vai investigar o que estaria causando aquilo. Ao chegar na garagem percebe que algum ser está escondido ali.

A descoberta de E.T., o Extraterrestre em sua casa ao invés de causar pânico, traz curiosidade e compaixão pelo ser perdido em um universo diferente do seu. Elliott, então, decide esconder o novo amigo em seu quarto, enquanto eles tentam descobrir uma forma de se comunicar e do E.T. voltar para seu planeta. Logo, Gertie e Michael descobrem o novo hóspede e decidem ajudá-lo. Porém, agentes do governo também ficam sabendo da presença do alienígena. Eles, então, decidem isolar a casa com medo do que ele possa representar. Sozinho, o extraterrestre só poderá contar com a ajuda das crianças que conheceu na Terra.

Mesmo 26 anos após seu lançamento, o filme é considerado um dos melhores de ficção-científica já realizados. Recentemente, o diretor Richard Attenborough, que venceu o Oscar de melhor direção e melhor filme em 1982, pelo filme Gandhi, reconheceu a superioridade de E.T., o Extraterrestre sobre o seu drama. O próprio Harrison Ford, já um astro na época por seu Han Solo, de Guerra nas Estrelas, além de Indiana Jones, participou do longa como o professor de Elliott, mas teve suas cenas cortadas por Spielberg considerar que era dispensável.

Após isto, o diretor continuou sua carreira criando outros sucessos como a série Jurassic Park. Spielberg foi ainda o responsável pela produção de mais de 100 obras, com destaque para as séries De Volta Para o Futuro e Homens de Preto, além de filmes como Os Goonies. Mesmo voltado principalmente para um universo de fantasia, o cineasta ainda recebeu o Oscar em duas ocasiões por filmes mais sérios, A Lista de Schindler e O Resgate do Soldado Ryan, ambos sobre a Segunda Guerra. Agora, ele se prepara para dirigir o começo de mais uma trilogia, sobre o personagem Tintin, dos quadrinhos franceses.


Trailer do filme video

Notícias recomendadas

10 filmes com Philip Seymour Hoffman que você deveria assistir

Cinema

"Em Chamas", "O Quebra-Cabeça" e mais três filmes estreiam nesta quinta (15); Confira:

Cinema

Disney Pixar divulga teaser trailer de "Toy Story 4"; assista!

Cinema

21 filmes com heróis de Stan Lee que você precisa assistir o quanto antes

Cinema

10 filmes que você precisa assistir na Netflix até o final do ano

Cinema

9 filmes imperdíveis com o ator Eddie Redmayne para assistir hoje mesmo

Cinema