Guia da Semana

Que o Brasil é um país que contou com um grande número de imigrantes em sua formação todos sabem. É fácil enumerar as grandes ondas migratórias: portugueses, espanhóis, italianos, alemães, japoneses... mas muitos outros povos também viram o Brasil como o paraíso na América, como os lituanos. Eldorado - Lituanos no Brasil pretende mostrar como ocorreu a imigração deste povo báltico para o nosso país.

Os primeiros imigrantes vieram no século XIX, quando o país ainda era ocupado pelo império russo. Mas o esforço organizado para trazer lituanos ocorreu em 1926, durante o curto período em que a Lituânia foi independente, no entreguerras. Para o Brasil, convinha embranquecer a população. Para os cerca de 30 mil lituanos que vieram, era a chance de fugir da pobreza. Aqui, eles se organizaram, fundaram associações culturais e jornais. Alguns até se deram muito bem. Enquanto isso, agências na Lituânia vendiam a idéia do paraíso para convencer as pessoas a emigrarem. Quando chegavam aqui, os imigrantes iam para as plantações de café em semi-escravidão.

O documentário foi exibido na Mostra BR de Cinema de 2001 e é fruto da colaboração entre o brasileiro Fabiano Canosa e o cineasta lituano Julius Ziz. As filmagens foram feitas no Rio, em São Paulo e em Vilna, a capital lituana. O filme ainda tem imagens de época feitas por cinegrafistas anônimos.

Eldorado - Lituanos no Brasil

Diretor: Fabiano Canosa e Julius Ziz

País de origem: BRA/LTU

Ano de produção: 2001

Classificação: 12 anos