Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Eldorado - Lituanos no Brasil

O documentário aborda a imigração lituana no Brasil, cuja maior onda ocorreu na década de 20..

Eldorado - Lituanos no Brasil

Diretor: Fabiano Canosa e Julius Ziz

País de origem: BRA/LTU

Ano de produção: 2001

Classificação: 12 anos

Que o Brasil é um país que contou com um grande número de imigrantes em sua formação todos sabem. É fácil enumerar as grandes ondas migratórias: portugueses, espanhóis, italianos, alemães, japoneses... mas muitos outros povos também viram o Brasil como o paraíso na América, como os lituanos. Eldorado - Lituanos no Brasil pretende mostrar como ocorreu a imigração deste povo báltico para o nosso país.

Os primeiros imigrantes vieram no século XIX, quando o país ainda era ocupado pelo império russo. Mas o esforço organizado para trazer lituanos ocorreu em 1926, durante o curto período em que a Lituânia foi independente, no entreguerras. Para o Brasil, convinha embranquecer a população. Para os cerca de 30 mil lituanos que vieram, era a chance de fugir da pobreza. Aqui, eles se organizaram, fundaram associações culturais e jornais. Alguns até se deram muito bem. Enquanto isso, agências na Lituânia vendiam a idéia do paraíso para convencer as pessoas a emigrarem. Quando chegavam aqui, os imigrantes iam para as plantações de café em semi-escravidão.

O documentário foi exibido na Mostra BR de Cinema de 2001 e é fruto da colaboração entre o brasileiro Fabiano Canosa e o cineasta lituano Julius Ziz. As filmagens foram feitas no Rio, em São Paulo e em Vilna, a capital lituana. O filme ainda tem imagens de época feitas por cinegrafistas anônimos.

Notícias recomendadas

14 filmes teens recém-lançados na Netflix que você deveria dar uma chance

Cinema

13 filmes imperdíveis que estreiam nos cinemas em fevereiro de 2020

Cinema

10 filmes imperdíveis em cartaz no feriado de 25 de janeiro de 2020

Cinema

"1917", "Um Lindo dia na Vizinhança" e mais três filmes estreiam nesta semana; Confira!

Cinema

Veja a lista de indicados ao Oscar 2020

Cinema

Motivos para assistir ao filme “O Relatório”, na Amazon Prime Video

Cinema