Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Era Uma Vez...

História de amor entre uma menina rica e um jovem da favela.

Era Uma Vez...

Diretor: Breno Silveira

País de origem: BRA

Ano de produção: 2008

Classificação: 14 anos

Quando pequeno, no Morro do Cantagalo, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro, Dé (Thiago Martins) tem em seu irmão Beto, jogador de futebol, a esperança de ver a vida da família melhorar. Um olheiro do Flamengo gosta da atuação do jovem e isto pode tirá-los da favela. Porém, o sucesso também chama a atenção de um traficante, que com um tiro apaga o sonho de Dé e tira a vida de Beto. O irmão mais velho, Carlão (Rocco Pitanga), também jurado de morte, tem que sair do Cantagalo e passa a viver nas ruas. Quando está retomando sua vida, porém, ele acaba sendo preso por engano.

Dez anos depois, Dé continua vivendo no morro, mas seguindo os conselhos do irmão de não se render ao crime. Ele trabalha vendendo cachorro quente na praia de Ipanema, e é lá que sempre observa de longe a jovem Nina (Vitória Frate), que mora com o pai em um apartamento da Viera Souto. Sabendo das distâncias sociais dos dois, ele não se aproxima, mas acaba salvando a jovem de ser assaltada por um grupo de moradores de rua. À medida que os dois vão se conhecendo, vão também gostando mais um do outro, sem se preocupar com as diferenças.

Quando eles parecem estar se dando bem, o assassino de Beto toma o poder do Morro do Cantagalo. Ao mesmo tempo, Carlão decide assumir seu lado bandido e foge da penitenciária. Quando sabe que seu inimigo é o novo chefe da favela onde cresceu, o irmão de Dé se junta aos outros traficantes que conheceu na cadeia para tomar o morro para si. Se esquivando da criminalidade, Dé tenta proteger Nina das ações cometidas pelo seu próprio irmão. Porém, não será tão fácil para os dois viver seu amor distante desta guerra.

Ao ler o livro Cidade de Deus, o cineasta Breno Silveira decidiu que queria fazer uma adaptação dele para as telas, e entrou em contato com o autor, Paulo Lins. Foi quando ele descobriu que a obra já estava sendo adaptada por Fernando Meirelles. O diretor, então, decidiu partir para um novo projeto, a história do surgimento da dupla Zezé di Camargo e Luciano. O filme, Dois Filhos de Francisco, acabou atingindo a maior bilheteria do cinema nacional desde a retomada, com mais de cinco milhões de espectadores. Após isto, Breno retomou contato com Paulo Lins para que juntos eles escrevessem a história de Era Uma Vez....

Notícias recomendadas

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema

Mostras de cinema gratuitas e online para conferir em fevereiro

Cinema