Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Estórias de Trancoso

Vilarejo do sul da Bahia aos poucos vai se tornando um dos principais pontos turísticos do país.

Estórias de Trancoso

Diretor: Augusto Sevá

País de origem: BRA

Ano de produção: 2007

No início dos anos 1980, a cidade de Trancoso, na Bahia, ainda tem pouca influência do resto do Brasil. Apesar de já atrair turistas, o vilarejo é desconhecido da maioria, e recebe basicamente pequenos grupos de adolescentes de vida alternativa, intelectuais e estrangeiros. Neste ambiente vivem os jovens Nezinho, Tonzé, Déa e Rosinha, que ao mesmo tempo em que vão crescendo e descobrindo a sexualidade e o amor, também percebem a mudança do local, que de uma vila de quinhentos habitantes se torna um dos pontos turísticos mais procurados do país.

Na medida em que o progresso chega ao local, na forma de luz elétrica, asfalto e bancos, a tradição e a ingenuidade do povo vão sumindo, o que incomoda a muitos, como o índio Tigê. Percebendo o progresso do local, muitos oportunistas aparecem para explorar a terra, comprando propriedades por baixos preços, e com o tempo, até mesmo as drogas surgem. Enquanto isso, os quatro jovens locais se veem cada vez mais envolvidos com a figura dos turistas.

Segunda parte de uma trilogia iniciada em 1981, com A Caminho das Índias, o longa Estórias de Trancoso tem seu elenco formado apenas por moradores locais, com exceção apenas de Rodrigo Lombardi, que faz o papel de um ator italiano. A trilogia sobre a cidade se encerra com Fala Sério, que já foi concluído e deve estrear em 2010. A pré-estreia de Estórias de Trancoso aconteceu na própria cidade, em praça pública, em fevereiro de 2007. No ano seguinte, o filme foi premiado como o melhor longa metragem brasileiro na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Notícias recomendadas

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema

Mostras de cinema gratuitas e online para conferir em fevereiro

Cinema