Guia da Semana

O ator de faroeste decadente Howard Spence (Sam Shepard) se afoga no álcool ao lembrar que quando jovem foi um renomado astro do cinema. Ele agora só consegue papéis secundários e mantém a fama de encrenqueiro, caloteiro, bêbado e mulherengo. Certo dia, sem mais nem menos, abandona o set de uma nova filmagem e sai galopando sem rumo. Pára em uma cidadezinha e liga para a mãe e avisa que vai visitá-la, após triste anos sem dar notícias.

O retorno à terra onde nasceu não sai como ele esperava. Lá descobre que engravidou uma garçonete há mais de 20 anos e resolve seguir uma vaga pista em busca do passado que não presenciou. Howard encontra a ex-namorada Dorren no mesmo lugar onde a conheceu e precisa lidar com a raiva da moça. Pior é quando encontra o filho Earl, hoje um cantor de rock. Enquanto isso, o ator é perseguido por detetive particular contratado pelo estúdio para trazê-lo de volta às filmagens. Quem o surpreende nesta jornada é uma jovem chamada Sky, com a mesma idade que Earl. Na verdade, ela é sua filha, fruto de outro caso passageiro. Quando esta nova família se reúne, as verdadeiras confusões começam.

Estrela Solitária marca o retorno da parceria de Wim Wenders com Sam Shepart. Há 21 anos eles conquistaram a Palma de Ouro com Paris, Texas. Para a crítica especializada, o longa pode reerguer a carreira de ambos. Os últimos trabalhos de Wenders foram considerados fracos e alguns péssimos. Já Shepard participou com pequenos personagens em filmes como A Senha e Falcão Negro em Perigo. O longa exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial no Festival do Rio 2005 e na 29ª Mostra BR de cinema.

Estrela Solitária

Diretor: Wim Wenders

País de origem: ALE/EUA

Ano de produção: 2005

Classificação: 14 anos