Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Eu Me Lembro

A aventura de uma geração espelhada na vida de um homem.

Eu Me Lembro

Diretor: Edgard Navarro

Elenco: Eve

País de origem: BRA

Ano de produção: 2006

Classificação: 16 anos

Eu me Lembro narra a vida de Guiga, um personagem que poderia ser qualquer um que passou da infância à fase adulta entre os anos 50 e 70. Mostra as descobertas sexuais, as aventuras autênticas, as desilusões de um garoto (ou de uma geração) que viveu a maior revolução de costumes do século XX, do movimento hippie à conquista da liberdade pelas mulheres. Ao mesmo tempo, retrata o que foi sonho, exagero, exacerbação de sentimentos.

Ao fundo, o filme relembra a passagem da alegria de crescer em um país que era o do futuro ao desespero de ver um governo autoritário em ação. Os fatos políticos nacionais alteram, de certo modo, o que se passa dentro da casa e da vida do protagonista. Ao mesmo tempo, ele se mantém firme aos seus ideais.

A fita foi a grande vencedora do Festival de Brasília de 2005 e só agora estréia. Levou para casa sete Candangos, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Prêmio da Crítica, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Ator Coadjuvante. Foi dirigido pelo baiano Edgar Navarro, estreante em longas-metragens, mas já consagrado em produções de menor duração. Ele definiu o filme como um Amarcord baiano, em referência ao célebre título do cineasta italiano Federico Fellini.


Notícias recomendadas

10 filmes que completam 10 anos em 2019

Cinema

10 filmes não Blockbusters lançados em 2019 que você não pode deixar de assistir

Cinema

10 filmes incríveis que valem por sessões de terapia

Cinema

10 filmes que abordam o universo nerd para assistir pelo menos uma vez na vida

Cinema

10 filmes sobre amadurecimento que você deveria assistir

Cinema

10 filmes que as futuras gerações não podem deixar de assistir 

Cinema