Guia da Semana

Guia da Semana

"E se René Descartes tivesse vindo ao Brasil com Maurício de Nassau?" - essa indagação foi o mote do livro Catatau, de Paulo Leminski, e é o ponto de partida do filme Ex Isto. O diretor Cao Guimarães se inspirou na obra escrita em 1975 para criar uma produção que dialogasse com o escritor paranaense.

A história traz o ator João Miguel na pele do filósofo Descartes. Em um misto de documentário e ficção, com acentuada linguagem poética, o personagem se depara com a natureza do rio Araguari, no Amapá, e as feiras de Recife, em uma narrativa acompanhada por alucinações. A encenação transmite a sensação de que o pensador francês não consegue assimilar de forma racional a experiência vivida no Brasil.

Ex Isto foi gravado em 15 dias e estreia, em datas diferentes, em salas de cinema de sete cidades brasileiras: São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Santos. A coleção também contempla os filmes Daquele Instante Em Diante (2011), que fala sobre o músico Itamar Assumpção; Assim É Se Lhe Parece, baseado no universo do artista plástico Nelson Leirner; EVOÉ, que fala sobre o ator, diretor e autor Zé Celso; e Mr. Sganzerla - Os Signos da Luz, sobre o cineasta Rogério Sganzerla.

Fotos: Divulgação

Trailer do filme

Ex Isto

Diretor: Cao Guimarães

Elenco: João Miguel

País de origem: Brasil

Ano de produção: 2010

Classificação: 14 anos