Guia da Semana

Nos morros cariocas, a falta de recursos diminui as opções dos moradores. Em um lugar em que os videogames e computadores são raros, e que uma das maiores diversões das crianças ainda é soltar pipa, o funk é um meio de não se deixar levar para o mundo do crime. Por isso, em diversas comunidades, jovens aprendem desde cedo a usar o que tem para criar novos sons que podem ao mesmo tempo divertir e servir como passatempo no local e ser um meio de sobrevivência para ele e sua família.

Mesmo com o esforço desses DJs e MCs, eles precisam enfrentar cada vez mais dificuldades para atingir seus objetivos. Músicos que fazem até sete shows por noite, já chegaram a ser parados em seis blitz da polícia em uma só destas noites. O rigor dos oficiais é tanto que eles chegam a acreditar que serão mais bem tratados se assumindo bandidos do que dizendo ser funkeiros. Além da polícia, os jovens ainda enfrentam os problemas sociais, a violência e a guerra entre morros.

O mineiro Leandro HBL e o norte-americano Wesley Pentz, conhecido como Dj Diplo, pesquisam a cultural musical de diversas comunidades no mundo todo. Para a realização do documentário Favela On Blast, contaram com a consultoria do antropólogo Hermano Vianna e com entrevistas de diversos artistas de expressão dentro do movimento do funk. Dentre eles estão DJ Marlboro, Mr Catra, Deise Tigrona, MC Serginho, Gaiola das Popozudas, e outros.

Horários na Mostra de São Paulo:

ESPAÇO UNIBANCO
28/10
21h30

iG CINE
29/10
19h00

UNIBANCO ARTEPLEX
30/10
21h10

Favela On Blast

Diretor: Leandro HBL,Wesley Pentz

País de origem: BRA

Ano de produção: 2008