Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Favela Rising

Documentário sobre uma bela tentativa de levar cidadania a uma das favelas cariocas mais violentas.

Favela Rising

Diretor: Jeff Zimbalist e Matt Mochary

País de origem: BRA

Ano de produção: 2004

Classificação: 12 anos

O retrato de uma das favelas mais violentas do Rio de Janeiro sob a ótica de quem conhece os atalhos e perigos do local. Para mostrar a realidade do morro nada melhor do que um dos protagonistas de Vigário Geral. O ex-traficante Anderson Sá conta a rotina da comunidade e a trajetória do AfroReggae, um grupo cultural que surgiu no início de 1993, meses antes da chacina promovida por policiais.

O fio condutor do documentário Favela Rising é a história de vida de Sá, vocalista da banda AfroReggae. Depois de abandonar o tráfico, ele passou a se dedicar à música, além de recrutar para a arte jovens que poderiam seguir o caminho ilegal. Desde o início da narrativa, ele revela o constante medo de ficar paraplégico. A angústia aumenta quando ele sofre um acidente e fratura a coluna.

O ex-traficante que correu perigo na vida do crime, poderia ter sido uma das vítimas da chacina de Vigário Geral e quase foi linchado em uma briga com uma favela rival, vê seus pressentimentos quase concretizados com um acidente no mar. O incidente aconteceu durante as gravações do longa, que retrata também a luta do vocalista do AfroReggae para voltar a andar.

Para evitar que o documentário fosse mais um registro da realidade pobre do Brasil observada por lentes estrangeiras, o diretor Jeff Zimbalist treinou integrantes do AfroReggae para utilizar a câmera de Mini DV, deixando que eles filmassem a rotina na comunidade. Além da narração de Anderson Sá, o filme tem depoimentos do coordenador executivo da banda, José Junior, e do articulador comunitário JB.

Notícias recomendadas

"Sonic: O Filme", "O Preço da Verdade" e mais quatro filmes estreiam nos cinemas dia 13 de fevereiro; Confira!

Cinema

11 filmes que não venceram o Oscar 2020, mas que você deveria assistir o quanto antes

Cinema

Veja a lista dos filmes vencedores do Oscar 2020

Cinema

Oscar de Melhor Atriz: 11 atuações que você precisa assistir o quanto antes

Cinema

"Jojo Rabbit", "Harriet" e mais três filmes são as estreias desta semana; saiba mais!

Cinema

"Bad Boys Para Sempre", "Judy: Muito Além do Arco-Íris" e mais seis filmes estreiam nesta quinta (30); Confira!

Cinema