Guia da Semana

Os números do Festival do Rio 2004 são notáveis: em quinze dias serão exibidos trezentos filmes, divididos em dezessete mostras, espalhadas por 25 salas da cidade. Entre os longas que desembarcam na capital carioca estão títulos inéditos, produções de terras longínquas, filmes experimentais, além da esperada mostra competitiva Première Brasil, a mais concorrida e prestigiada do evento.

Kill Bill: Volume 2 (foto e trailer), de Quentin Tarantino, a animação O Espanta Tubarões, Má Educação, de Pedro Almodóvar, e Antes do Pôr do Sol, de Richard Linklater, são alguns dos títulos que causam mais expectativa no público e serão exibidos no festival antes de entrar em circuito, alguns com exclusividade. Entre os longas cults, pode-se destacar dois documentários sobre música: End of the Century, que revela a trajetória da banda Ramones, e Metallica: Some Kind of Monster. Os nacionais Filhas do Vento e Vida de Menina, premiados em Gramado, também marcam presença no evento.

Os longas produzido pelos nossos hermanos também tem uma mostra, a Première Latina. Entre os destaques estão Salvador Allende, que participou da seleção oficial do Festival de Cannes este ano, e Maria, Llena Eres de Gracia, que recebeu dois prêmios em Sundance. Dos cantos mais distantes do mundo, chegam filmes da África do Sul e da Ásia, como Max e Mona, de Teddy Mattera, e Hero, de Zhang Yimou.

Durante quinze dias estes e muitos outros filmes enchem as telonas do Rio de Janeiro. Além das tradicionais salas de exibição, os longas também ganham espaço em lonas culturais. Debates sobre a indústria cinematográfica e muitas celebridades da área ajudam a dar o clima que transforma a cidade na capital brasileira do cinema por duas semanas. Para ver salas e horários, visite o site oficial: www.festivaldorio.com.br

Festival do Rio 2004