Guia da Semana

Guia da Semana

Rebecca ( Natalie Portman) é uma jovem americana que vive e estuda em Jerusalém. Depois de terminar o namoro, ela acaba acompanhando Hanna, uma israelense que vende carros blindados para árabes, numa viagem de negócios ao território quase neutro da Jordânia. O destino é a Free Zone, uma espécie de zona franca que reúne feiras de carros para diversos povos. Lá estão egípcios, sírios, palestinos, iraquianos e israelenses, que deixam as desavenças de lado para negociar.

A motorista do táxi, Hanna, impressiona pela determinação. É uma alemã forte, judia, que trabalha pesado para sustentar os filhos e o marido doente. Ela está ali com intenção de cobrar uma dívida, mas só encontra a palestina Leila, que surge com uma má notícia, pois o homem que devia dinheiro a ela e a seu marido desapareceu. Leila é outra mulher de forte personalidade, que procura um filho desaparecido. Juntas, mesmo de nacionalidades e com histórias de vida diferentes, elas vão enfrentar dificuldades para encontrar o que procuram.

Free Zone foi um grande destaque do Festival de Cannes de 2005. A atriz Hanna Laszlo ganhou o prêmio de Melhor Atriz na ocasião. O filme foi exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2005 e na 29ª Mostra BR de Cinema. Um beijo entre os atores Aki Avni e Natalie Portman gerou polêmica em Jerusalém. Quando a cena foi rodada em frente ao Muro das Lamentações, uma multidão de trabalhadores judeus começaram a gritar que a cena era imoral.

Free Zone

Diretor: Amos Gitai

Elenco: Natalie Portman

País de origem: ISR/BEL/FRA/ESP

Ano de produção: 2005