Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Free Zone

Três mulheres bem diferentes viajam em busca de algo que perderam na Jordânia.

Free Zone

Diretor: Amos Gitai

Elenco: Natalie Portman

País de origem: ISR/BEL/FRA/ESP

Ano de produção: 2005

Rebecca ( Natalie Portman) é uma jovem americana que vive e estuda em Jerusalém. Depois de terminar o namoro, ela acaba acompanhando Hanna, uma israelense que vende carros blindados para árabes, numa viagem de negócios ao território quase neutro da Jordânia. O destino é a Free Zone, uma espécie de zona franca que reúne feiras de carros para diversos povos. Lá estão egípcios, sírios, palestinos, iraquianos e israelenses, que deixam as desavenças de lado para negociar.

A motorista do táxi, Hanna, impressiona pela determinação. É uma alemã forte, judia, que trabalha pesado para sustentar os filhos e o marido doente. Ela está ali com intenção de cobrar uma dívida, mas só encontra a palestina Leila, que surge com uma má notícia, pois o homem que devia dinheiro a ela e a seu marido desapareceu. Leila é outra mulher de forte personalidade, que procura um filho desaparecido. Juntas, mesmo de nacionalidades e com histórias de vida diferentes, elas vão enfrentar dificuldades para encontrar o que procuram.

Free Zone foi um grande destaque do Festival de Cannes de 2005. A atriz Hanna Laszlo ganhou o prêmio de Melhor Atriz na ocasião. O filme foi exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2005 e na 29ª Mostra BR de Cinema. Um beijo entre os atores Aki Avni e Natalie Portman gerou polêmica em Jerusalém. Quando a cena foi rodada em frente ao Muro das Lamentações, uma multidão de trabalhadores judeus começaram a gritar que a cena era imoral.

Notícias recomendadas

De "Perdido em Marte" a "Green Book: O Guia"; saiba quais são os melhores filmes dos últimos 5 anos

Cinema

Saiba tudo sobre a live-action de "O Rei Leão", que estreia nos cinemas nesta quinta-feira (18)

Cinema

"O Rei Leão", "Jornada da Vida" e mais dois filmes que estreiam nesta quinta (18); Confira:

Cinema

10 filmes que completam 10 anos em 2019

Cinema

10 filmes não Blockbusters lançados em 2019 que você não pode deixar de assistir

Cinema

10 filmes incríveis que valem por sessões de terapia

Cinema