Guia da Semana

Guia da Semana

Segurança noturno de um supermercado na periferia de Montevidéu, Jara é um solitário homem de 35 anos. Trabalhando trancado em uma sala, apenas observando os monitores do sistema de segurança do local, ele pouco tem o que fazer, já que seu serviço se dá quando a loja já está fechada. Dividindo seu tempo entre assistir vídeos, fazer palavras cruzadas e escutar música, ele segue sua rotina até perceber a presença de Júlia, a faxineira de lá.

Com uma grande atração pela jovem, Jara passa a observá-la cada vez mais. Seu trabalho, então, passa a se resumir em ver a moça trabalhando através das câmeras de monitoramento do supermercado. Em pouco tempo, ele já começa a seguí-la também pelas ruas, mas sua timidez o impede de se aproximar mais dela. Quando Jara descobre que vai haver uma demissão em massa no local, e que Julia será uma das atingidas, ele precisa tomar coragem para se declarar, ou corre o risco de nunca mais ver a moça.

Dirigido pelo cantor argentino Adrián Biniez, Gigante conquistou diversos prêmios, como o Urso de Prata, o de diretor estreante e de inovação cinematográfica, todos no 59º Festival de Berlim. O longa uruguaio ainda foi selecionado para o Festival de Gramado de 2009. Horacio Camadulle, ator que representa Jara, tem 1,93m de altura, mas usou sapato com plataforma para parecer ainda maior. Todo o resto do elenco foi escolhido também pela altura, quanto menor, melhor. No Uruguai, Camadulle é conhecido como um comediante de stand up.

Trailer do filme

Gigante

Diretor: Adrián Biniez

País de origem: Uru

Ano de produção: 2009