Guia da Semana

Guia da Semana

Pessoas comuns que compartilham da paixão nacional retratam toda a Ginga do futebol brasileiro. Este documentário traz dez personagens com histórias diferentes ligadas pela bola no pé. O jovem Romarinho da Rocinha nutre uma grande expectativa em ser selecionado para um time de sucesso. Já o paulistano Sérgio joga futebol de salão. A bela Natalie arrasa no futevôlei nas praias do Rio de Janeiro e mostra que o esporte não tem sexo e nem preconceito.

"Flanelinha" de noite e jogador de dia, Paulo César luta por uma vaga na Portuguesa e por uma vida melhor. Com nome de astro, o Garrincha de Salvador também é um dos loucos pela bola. Falcão joga no salão, mas tenta, sem sucesso, ganhar fama no campo. Karine é uma máquina de embaixadinhas, bateu o próprio recorde de 7435 em 1h10min. Wescley teve sua vida alterada completamente pelo esporte. Quando se preparava para um teste de goleiro, foi atropelado e perdeu a perna.

Do outro lado do Brasil, o amazonense Celso treina à beira-mar e sonha em ser como os grandes jogadores. Por último Robinho, que dispensa comentários. O garoto é a personificação de todos os outros personagens. Despontou jogando pelo Santos e hoje está no Real Madri. É uma das maiores promessas para a Copa 2006.

Ginga foi produzido pela O2 Filmes e por Fernando Meirelles, em parceria com a Nike International e a Wieden + Kennedy Entertainment. Para a realização do longa, os diretores Hank Levine, Marcelo Machado e Tocha Alves estiveram em 12 cidades, em sete meses. Nesse tempo, selecionaram dez histórias como parte do filme. Foi exibido na 29ª Mostra BR de cinema ano passado.

Ginga

Diretor: Hank Levine, Marcelo Machado e Tocha Alves

País de origem: BRA

Ano de produção: 2004