Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Ginga

Dez personagens anônimos falam de sua relação com o futebol, além de Robinho, que joga pelo Real Madrid.

Ginga

Diretor: Hank Levine, Marcelo Machado e Tocha Alves

País de origem: BRA

Ano de produção: 2004

Pessoas comuns que compartilham da paixão nacional retratam toda a Ginga do futebol brasileiro. Este documentário traz dez personagens com histórias diferentes ligadas pela bola no pé. O jovem Romarinho da Rocinha nutre uma grande expectativa em ser selecionado para um time de sucesso. Já o paulistano Sérgio joga futebol de salão. A bela Natalie arrasa no futevôlei nas praias do Rio de Janeiro e mostra que o esporte não tem sexo e nem preconceito.

"Flanelinha" de noite e jogador de dia, Paulo César luta por uma vaga na Portuguesa e por uma vida melhor. Com nome de astro, o Garrincha de Salvador também é um dos loucos pela bola. Falcão joga no salão, mas tenta, sem sucesso, ganhar fama no campo. Karine é uma máquina de embaixadinhas, bateu o próprio recorde de 7435 em 1h10min. Wescley teve sua vida alterada completamente pelo esporte. Quando se preparava para um teste de goleiro, foi atropelado e perdeu a perna.

Do outro lado do Brasil, o amazonense Celso treina à beira-mar e sonha em ser como os grandes jogadores. Por último Robinho, que dispensa comentários. O garoto é a personificação de todos os outros personagens. Despontou jogando pelo Santos e hoje está no Real Madri. É uma das maiores promessas para a Copa 2006.

Ginga foi produzido pela O2 Filmes e por Fernando Meirelles, em parceria com a Nike International e a Wieden + Kennedy Entertainment. Para a realização do longa, os diretores Hank Levine, Marcelo Machado e Tocha Alves estiveram em 12 cidades, em sete meses. Nesse tempo, selecionaram dez histórias como parte do filme. Foi exibido na 29ª Mostra BR de cinema ano passado.


Notícias recomendadas

Conheça os 12 filmes brasileiros que disputam a indicação para o Oscar 2020

Cinema

Tudo sobre o filme “Era Uma Vez Em... Hollywood”

Cinema

15 filmes atuais que se passam em outra década e merecem sua atenção

Cinema

4 motivos para assistir ao filme brasileiro “Simonal”

Cinema

9 filmes perturbadores que talvez você não assista até o final

Cinema

"Era Uma Vez Em... Hollywood", "Noite Mágica" e mais dois filmes estreiam nesta quinta-feira (15); Confira!

Cinema