Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Glória ao Cineasta

Cineasta tenta fazer um filme que seja um sucesso comercial e acaba pondo a vida na Terra em risco.

Glória ao Cineasta

Diretor: Takeshi Kitano

País de origem: JAP

Ano de produção: 2007

Um dos principais cineastas japoneses da atualidade, Takeshi Kitano ficou conhecido principalmente por seus filmes de gangsters. Porém, depois de anunciar em uma entrevista internacional que não faria mais nenhuma obra deste gênero, o diretor e ator passa a ter problemas. Deprimido por não conseguir emplacar nenhum sucesso, Kitano e seu dublê, um boneco, decidem tentar uma série de ideias para um novo filme.

Sem poder recorrer ao gênero que mais conhece, o cineasta pensa em homenagear algum grande diretor, como Yasujiro Ozu, nome influente no cinema japonês da primeira metade do século passado. A tentativa, no entanto, se torna um grande fiasco, e é criticada por todos aqueles que sabem do projeto. Percebendo que passou o tempo para esse tipo de filme, Kitano passa a tentar uma série de fórmulas de sucesso, para que, quem sabe, consiga fazer um bom filme.

O diretor tenta emplacar uma série de projetos que havia ficado pra trás, como o romance de um homem desmemoriado e uma mulher que tenta ajudá-lo, mas todos eles mostram ter algum problema que impede sua realização. Depois de tentar fazer filmes de terror, comédia, de época, de samurai, entre outros, a alternativa é aproveitar a tecnologia japonesa e fazer uma ficção científica. O filme parece dar certo, mas acaba colocando em risco a vida no planeta Terra.

Glória ao Cineasta, do diretor Takeshi Kitano, parte da premissa verdadeira sobre sua decisão de não fazer mais filmes sobre mafiosos para fazer uma grande sátira à história do cinema japonês. Conhecido no ocidente pelos seus últimos trabalhos, como o filme de gangsters Brother - A Máfia Japonesa Yakuza em Los Angeles, o cult Dolls, ou o de samurai Zatoichi, Kitano iniciou sua carreira com as comédias, gênero que retorna nesta última obra.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

"Dolittle", "Luta Por Justiça" e mais três filmes estreiam nesta quinta (20); Confira!

Cinema

"Sonic: O Filme", "O Preço da Verdade" e mais quatro filmes estreiam nos cinemas dia 13 de fevereiro; Confira!

Cinema

11 filmes que não venceram o Oscar 2020, mas que você deveria assistir o quanto antes

Cinema

Veja a lista dos filmes vencedores do Oscar 2020

Cinema

Oscar de Melhor Atriz: 11 atuações que você precisa assistir o quanto antes

Cinema

"Jojo Rabbit", "Harriet" e mais três filmes são as estreias desta semana; saiba mais!

Cinema