Guia da Semana

Uma dupla de músicos cubanos passa seus dias tentando mostrar seu talento para o mundo e em busca do sucesso. Ruy é pai de dois filhos e vive com a mulher, Caridad, uma jovem batalhadora que vende artesanato para ajudar a manter a casa. Já Tito mora com a avó, uma diva da música. Juntos, eles compartilham com paixão e muita luta o grande sonho de se tornarem astros da música. A chance de suas vidas chega quando dois produtores espanhóis chegam à ilha de Fidel.

Os dois empresários têm a intenção de lançar novos talentos cubanos à Europa. E o som de Ruy e Tito é contagiante, uma mistura de rock com ritmos típicos de seu país. A proposta é, ao mesmo tempo, assustadora e tentadora: eles querem levar a dupla de artistas para a Espanha, mas os músicos terão de deixar suas vidas de lado. No meio deste dilema, eles enfrentam diferentes sentimentos até tomarem a decisão final.

Habana Blues é dirigido por Benito Zambrano, um espanhol que passou algum tempo em Cuba. Sobre o país, ele já havia feito outro filme, Solas (1999). O diretor e o roteirista levaram mais de 3 anos na fase de pré-produção do longa. A primeira exibição do filme no Brasil foi no Festival do Rio de 2005.

Habana Blues

Diretor: Benito Zambrano

País de origem: ESP/CUB/FRA

Ano de produção: 2005

Classificação: 16 anos