Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Harry Potter

Uma iniciativa Trident sobre as coisas que devem durar mais! Garoto órfão descobre ser um bruxo procurado por um terrível mago, por isso ele deve passar sete anos em uma escola de bruxaria.

Harry Potter

Diretor: Alfonso Cuarón,Chris Columbus,David Yates,Mike Newell

Elenco: Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Daniel, Emma Watson

País de origem: EUA

Ano de produção: 2001

Em 1990, em uma viagem de trem para Londres, Joanne Rowling teve a idéia de escrever a história de um garoto de cabelos pretos e óculos de aro grosso, chamado Harry Potter. Ela ainda não sabia muito sobre o personagem, nem mesmo que ele seria um bruxo. Durante seis anos a escritora preparou Harry Potter e a Pedra Filosofal, que foi recusado por oito editoras antes de ser publicado e se tornar um sucesso mundial. Em 1999, J. K. Rowling vendeu os direitos da obra para a Warner por R$ 2,2 milhões.

Para criar a série de filmes que contariam a história dos sete livros que a escritora pretendia criar, ela só impôs uma condição: que todo elenco fosse britânico. Isto já eliminou a direção de Steven Spielberg, que desejava filmar uma animação protagonizada pelo americano Haley Joel Osment. Harry Potter é um jovem comum de 11 anos até que recebe uma carta para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, onde ele descobre ser, na verdade, um bruxo. Nela, o garoto conquista a amizade de Hagrid, além de Hermione e Ron. No entanto, ele descobre ter um grande inimigo, o terrível Voldemort.

Nos anos seguintes, Harry continua tendo problemas com seus tios trouxas - aqueles que não são bruxos. Mas, também dentro da escola, o jovem terá que enfrentar obstáculos. Já no segundo ano, em Harry Potter e a Câmara Secreta, ele é acusado de algo que não fez. Logo depois, em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, descobre um novo inimigo, Sirius Black, que parece ter sido o responsável pela morte de seus pais. Tantos problemas fazem com que Potter busque conforto com seus amigos e passe a conhecer mais sobre seu próprio passado.

Quando as coisas pareciam estar melhorando, em Harry Potter e o Cálice de Fogo, em que o bruxo é convidado a representar Hogwarts no Torneio Tribuxo, Lord Voldemort consegue ressuscitar e passa a perseguir Potter. O bruxo começa a encontrar problemas em controlar suas emoções, em Harry Potter e a Ordem da Fênix. Com sonhos sombrios, Harry tem problemas para convencer os alunos de Hogwarts que está correndo perigo. Com a ajuda dos amigos, no entanto, ele passa a treinar aqueles que acreditam, se preparando para um enfrentamento com as forças do mal.

Para a direção foram escolhidos os cineastas Chris Columbus, nos dois primeiros, Alfonso Cuarón, no terceiro, Mike Newell, no quarto, e David Yates, nos demais. Harry Potter e o Enigma do Príncipe será lançado em julho de 2009. O último, Harry Potter e as Relíquias da Morte, foi dividido em duas partes, que chegarão aos cinemas em 2010 e 2011. Os filmes conseguem alcançar, em média, US$ 900 milhões em bilheteria cada, o que logo permitiu que toda a série fosse adaptada.


Trailer do filme

Notícias recomendadas

43 filmes, séries e documentários que estreiam na Netflix em maio de 2019

Cinema

10 filmes com temáticas pesadas e necessárias sobre relações

Cinema

10 filmes imperdíveis com John Krasinski

Cinema

10 filmes incríveis que se passam em hotéis e você precisa assistir

Cinema

"Vingadores - Ultimato", "O Último Lance" e mais cinco filmes que estreiam nesta quinta-feira (25); Confira!

Cinema

7 filmes em que a Catedral de Notre-Dame aparece

Cinema