Guia da Semana

Guia da Semana

Em 1990, em uma viagem de trem para Londres, Joanne Rowling teve a idéia de escrever a história de um garoto de cabelos pretos e óculos de aro grosso, chamado Harry Potter. Ela ainda não sabia muito sobre o personagem, nem mesmo que ele seria um bruxo. Durante seis anos a escritora preparou Harry Potter e a Pedra Filosofal, que foi recusado por oito editoras antes de ser publicado e se tornar um sucesso mundial. Em 1999, J. K. Rowling vendeu os direitos da obra para a Warner por R$ 2,2 milhões.

Para criar a série de filmes que contariam a história dos sete livros que a escritora pretendia criar, ela só impôs uma condição: que todo elenco fosse britânico. Isto já eliminou a direção de Steven Spielberg, que desejava filmar uma animação protagonizada pelo americano Haley Joel Osment. Harry Potter é um jovem comum de 11 anos até que recebe uma carta para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, onde ele descobre ser, na verdade, um bruxo. Nela, o garoto conquista a amizade de Hagrid, além de Hermione e Ron. No entanto, ele descobre ter um grande inimigo, o terrível Voldemort.

Nos anos seguintes, Harry continua tendo problemas com seus tios trouxas - aqueles que não são bruxos. Mas, também dentro da escola, o jovem terá que enfrentar obstáculos. Já no segundo ano, em Harry Potter e a Câmara Secreta, ele é acusado de algo que não fez. Logo depois, em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, descobre um novo inimigo, Sirius Black, que parece ter sido o responsável pela morte de seus pais. Tantos problemas fazem com que Potter busque conforto com seus amigos e passe a conhecer mais sobre seu próprio passado.

Quando as coisas pareciam estar melhorando, em Harry Potter e o Cálice de Fogo, em que o bruxo é convidado a representar Hogwarts no Torneio Tribuxo, Lord Voldemort consegue ressuscitar e passa a perseguir Potter. O bruxo começa a encontrar problemas em controlar suas emoções, em Harry Potter e a Ordem da Fênix. Com sonhos sombrios, Harry tem problemas para convencer os alunos de Hogwarts que está correndo perigo. Com a ajuda dos amigos, no entanto, ele passa a treinar aqueles que acreditam, se preparando para um enfrentamento com as forças do mal.

Para a direção foram escolhidos os cineastas Chris Columbus, nos dois primeiros, Alfonso Cuarón, no terceiro, Mike Newell, no quarto, e David Yates, nos demais. Harry Potter e o Enigma do Príncipe será lançado em julho de 2009. O último, Harry Potter e as Relíquias da Morte, foi dividido em duas partes, que chegarão aos cinemas em 2010 e 2011. Os filmes conseguem alcançar, em média, US$ 900 milhões em bilheteria cada, o que logo permitiu que toda a série fosse adaptada.

Trailer do filme

Harry Potter

Diretor: Alfonso Cuarón,Chris Columbus,David Yates,Mike Newell

Elenco: Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Daniel, Emma Watson

País de origem: EUA

Ano de produção: 2001