Guia da Semana

Em 1984, cerca de oito mil etíopes judeus fizeram uma caminhada de aproximadamente 600 quilômetros até Israel. Eles fugiam do regime pós-soviético de seu país e iam em busca da terra prometida. Neste cenário, tropas norte-americanas ajudaram pessoas a se salvar e foi a chance que um menino teve para ter uma vida melhor. A mãe o batizou de Salomão e o mandou clandestinamente em um dos aviões. Ensinado a dizer que é judeu, ele ainda tem de sustentar a história de que é órfão para que possa ter outra família.

Em Israel, o menino de 10 anos é adotado por um casal de origem francesa. Começa, então, a grande aventura de sua vida. Ele fica abismado com o desperdício de água diário durante um banho de chuveiro e se sente até deslocado ao ver tantas imagens indo e vindo na televisão. Fazer fartas refeições e descansar em camas confortáveis também parecem fatos absurdos para o menino. Nessa nova vida maluca, ele faz descobertas, cresce, descobre o amor e a ignorância do racismo.

O personagem do menino é retratado em três fases diferentes da vida. O ator Sirak Sabahat (que faz Salomão quando adulto) foi um destes etíopes cuja família caminhou quilômetros até a capital do país e ficou esperando durante cinco meses até ser resgatada e levada para Israel na Operação Salomão (1991). Herói do Nosso Tempo tem como diretor, roteirista e produtor Radu Mihaileanu, que também é judeu. O longa recebeu três prêmios no Festival de Berlim 2005.

Herói do Nosso Tempo

Diretor: Radu Mihaileanu

País de origem: FRA/ISR

Ano de produção: 2004

Classificação: 10 anos