Guia da Semana

Em plena Europa do pós-guerra, a modernidade começa a bater à porta das pessoas. Na porta da cozinha, para ser mais exato. Um instituto de pesquisas sueco começa a observar os hábitos das donas de casa de seu país e resolve desenvolver a cozinha ideal - mais econômica, prática e agradável. Eles mandam oito técnicos à vizinha Noruega para observar o comportamento de homens solteiros à frente das panelas.

Os pesquisadores viajam em trailers de última geração (para a época, claro), testam equipamentos e produtos novos e - principalmente - conversam com esses solteirões. Folke (Tomas Norström), um dos cientistas, monta acampamento na fazenda do velho e nada sociável Isak (Joachim Calmeyer). O homem do campo não parece querer cooperar muito com a pesquisa, protagonizando situações bastante complicadas e cômicas. Mas os dois acabam se entendendo e apreendendo a conviver.

A comédia Histórias de Cozinha faturou alguns prêmios na Europa em 2003. Foi apresentado na 27ª. Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que rendeu a Bent Hamer o Prêmio do Júri Internacional de Melhor Diretor.

Histórias de Cozinha

Diretor: Bent Hamer

País de origem: NOR/SUE

Ano de produção: 2003

Classificação: 14 anos