Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Hotel Ruanda

Durante a guerra civil em Ruanda, o gerente de um hotel abriga dezenas de refugiados.

Hotel Ruanda

Diretor: Terry George

País de origem: CAN/ING/ITA/AFS

Ano de produção: 2004

1994. Cidade de Kigali, em Ruanda, na África. Hutus extremistas são massacrados por Tutsis. Quase um milhão de civis morrem durante o conflito político. Durante o confronto, o gerente de um luxuoso hotel, Paul Rusesabagina (Don Cheadle), ainda tenta trabalhar normalmente. Mas o fato de sua esposa Tatiana (Sophie Okonedo) ser Tutsi pode colocar em risco a vida se sua família.

Certa noite, quando voltava para casa, Paul descobriu que todos da vizinhança estavam se escondendo, porque o conflito chegou ao auge. Tutsis rebeldes assassinaram o presidente do país e os soldados Hutus decidiram matar qualquer Tutsi que encontrassem pelas ruas. Com muita coragem, Paul decide proteger sua família e todos que procuravam refúgio no hotel. Ao todo, o gerente conseguiu poupar 1.200 vidas de adultos e crianças que pediram ajuda a ele.

Com direção de Terry George, Hotel Ruanda é baseado em fatos reais que pouco foram abordados pela mídia na época. O filme foi indicado a três Oscar, de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator pela atuação de Don Cheadle e Melhor Atriz Coadjuvante pela performance de Sophie Okonedo. Mesmo não vencendo em nenhuma das categorias, o sucesso do filme pode ser medido por seus reflexos. Em junho, Paul Rusesabagina, o homem que inspirou o filme, recebeu o Prêmio Humanitário do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, na primeira vez que as Nações Unidas entregaram esta condecoração.

Notícias recomendadas

6 filmes imperdíveis com Emilia Clarke

Cinema

Férias no cinema: 10 filmes imperdíveis para ver com as crianças entre dezembro e janeiro

Cinema

10 animações imperdíveis confirmadas para 2020

Cinema

"O Juízo", "Feliz Aniversário" e mais cinco filmes estreiam nesta quinta-feira(5); Confira!

Cinema

Motivos para assistir ao filme “Um Dia de Chuva em Nova York”, de Woody Allen

Cinema

Black Friday do Cinemark tem ingressos a R$ 5 e pipoca em dobro; saiba mais!

Cinema