Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Indiana Jones

Uma iniciativa Trident sobre as coisas que devem durar mais! Um arqueólogo com espírito aventureiro se divide entre ser professor de uma universidade e ser um destemido caçador de tesouros.

Indiana Jones

Diretor: Steven Spielberg

Elenco: Sean Connery, Harrison Ford

País de origem: EUA

A história de Indiana Jones começa há muito, muito tempo atrás. O personagem foi criado por George Lucas, na mesma época em que ele teve a idéia para a série Guerra nas Estrelas, lá no começo dos anos 70. Ele queria fazer uma homenagem aos heróis dos seriados clássicos das décadas de 30 e 40. Indiana é um arqueólogo com espírito aventureiro, que leva uma vida dupla: como um pacato professor de uma renomada Universidade e como um destemido caçador de tesouros.

George contou sua idéia para o diretor Steven Spielberg quando os dois estavam de férias no Havaí. Apesar dos dois nomes de peso por trás do projeto, eles foram recusados por todos os estúdios de Hollywood. Só depois de muita persuasão é que conseguiram convencer os executivos da Paramount. E desde o lançamento do título original, os filmes de Indiana Jones estão sempre entre os melhores em listas e votações por todo o mundo.

No enredo, o nome verdadeiro do personagem é Henry Jones Junior. Ele foi interpretado em todos os longas por Harrison Ford. O apelido Indiana veio do cachorro de George - cujo visual também inspirou o famoso alienígena (e monstrengo) Chewbacca, da série de ficção científica. Ele está sempre com um chicote e nunca anda sem seu inseparável chapéu, uma característica marcante.

Lucas e Spielberg lançaram o primeiro filme, Os Caçadores da Arca Perdida, em 1981. A aventura se passa em 1936. Indiana Jones é contratado para encontrar a Arca da Aliança que, segundo as escrituras, conteria Os Dez Mandamentos recebidos por Moisés. Mas como a lenda diz que quem a possuir será invencível, o arqueólogo tem como adversário na busca pela arca perdida o exército nazista, em missão a mando do próprio Adolf Hitler. O longa foi vencedor de cinco Oscar, incluindo Efeitos Especiais e Direção de Arte.

A seqüência veio três anos depois. Em Indiana Jones e o Templo da Perdição, a história se passa antes do primeiro filme, pois George não queria que os nazistas fossem os vilões mais uma vez. Dessa vez o arqueólogo vai para a Índia, onde a população de um vilarejo pede desesperadamente que ele encontre uma pedra mágica. Ele aceita e acaba se deparando com um culto secreto que faz planos terríveis, envolvendo escravidão infantil, magia negra e rituais de sacrifício humano, nas catacumbas de um antigo palácio. Ufa! Mais uma vez, o longa ficou com a estatueta por seus efeitos visuais.

Em 1989 chega o terceiro filme, Indiana Jones e a Última Cruzada. Este episódio é marcado por participações mais que especiais: Sean Connery como o pai de Henry e River Phoenix interpretando Indy quando mais novo. Dessa vez, ele tem de seguir os passos do pai, que sumiu repentinamente enquanto tentava encontrar o Santo Graal. Juntos, eles têm que impedir que os nazistas cheguem ao Cálice Sagrado. Para variar, levou o Oscar de Efeitos Especiais e ainda foi o filme mais rentável do ano.

Quase 20 anos depois, George Lucas, Spielberg e Harrison Ford decidem reviver o personagem. O tempo também passa na história, mas não para o personagem. Ele continua encarando os mesmos desafios e armadilhas. Em Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008), Henry está vivendo tranqüilamente lecionando, até que ele é atraído mais uma vez para uma aventura. Ele corre contra agentes da União Soviética para encontrar antes a caveira de cristal, um artefato misterioso descoberto na América do Sul. Indy faz uma jornada pelo Peru e pela floresta amazônica no Brasil.


Trailer do filme video

Notícias recomendadas

15 filmes com a atriz Sandra Bullock que você precisa assistir

Cinema

Além de Harry Potter, 10 filmes com Daniel Radcliffe

Cinema

"Aquaman", "Intimidade Entre Estranhos" e mais dois filmes estreiam nesta quinta-feira (13); Confira!

Cinema

11 filmes em cartaz para quem vai ficar em casa nas férias de verão

Cinema

7 filmes de Ano Novo para entrar no clima de festas

Cinema

10 filmes de X-Mens que você deveria assistir

Cinema