Guia da Semana

Nos jornais acompanhamos diariamente os problemas pelos quais os palestinos passam. Muros, postos de controle, arame farpado, soldados revistando cidadãos a torto e a direito. Em Nazaré, na Cisjordânia, vive o pai de E.S., em um bairro onde as pessoas não se tratam assim tão bem, a ponto de um jogar o lixo no quintal do outro.

Quando o pai vai parar no hospital, conhecemos melhor o próprio E.S., que mora em Jerusalém, mas se apaixonou por uma mulher de Ramallah - justamente do outro lado das cercas, muros e do resto do aparato de segurança israelense. Para passarem tempo juntos, recorrem ao estacionamento de um posto de controle, e ficam no carro dele, de mãos dadas, olhando para os guardas.

Intervenção Divina, do diretor-roteirista-ator israelense Elia Suleiman (que interpreta E.S.), mostra que a situação no Oriente Médio atingiu tamanho nível de tensão que atos do dia-a-dia são revestidos de uma certa paranóia. Elogiado no exterior, vencedor do prêmio do júri do Festival de Cannes de 2002, o longa só não entrou na corrida do Oscar porque àquela altura a Academia não reconhecia a Palestina como país.

Intervenção Divina

Diretor: Elia Suleiman

País de origem: PAL

Ano de produção: 2002

Classificação: 14 anos