Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Intervenção Divina

Um morador de Jerusalém se apaixona por uma mulher de Ramallah, mas seu relacionamento é dificultado pelo aparato de segurança israelense. Premiado no Festival de Cannes..

Intervenção Divina

Diretor: Elia Suleiman

País de origem: PAL

Ano de produção: 2002

Classificação: 14 anos

Nos jornais acompanhamos diariamente os problemas pelos quais os palestinos passam. Muros, postos de controle, arame farpado, soldados revistando cidadãos a torto e a direito. Em Nazaré, na Cisjordânia, vive o pai de E.S., em um bairro onde as pessoas não se tratam assim tão bem, a ponto de um jogar o lixo no quintal do outro.

Quando o pai vai parar no hospital, conhecemos melhor o próprio E.S., que mora em Jerusalém, mas se apaixonou por uma mulher de Ramallah - justamente do outro lado das cercas, muros e do resto do aparato de segurança israelense. Para passarem tempo juntos, recorrem ao estacionamento de um posto de controle, e ficam no carro dele, de mãos dadas, olhando para os guardas.

Intervenção Divina, do diretor-roteirista-ator israelense Elia Suleiman (que interpreta E.S.), mostra que a situação no Oriente Médio atingiu tamanho nível de tensão que atos do dia-a-dia são revestidos de uma certa paranóia. Elogiado no exterior, vencedor do prêmio do júri do Festival de Cannes de 2002, o longa só não entrou na corrida do Oscar porque àquela altura a Academia não reconhecia a Palestina como país.

Notícias recomendadas

14 filmes teens recém-lançados na Netflix que você deveria dar uma chance

Cinema

13 filmes imperdíveis que estreiam nos cinemas em fevereiro de 2020

Cinema

10 filmes imperdíveis em cartaz no feriado de 25 de janeiro de 2020

Cinema

"1917", "Um Lindo dia na Vizinhança" e mais três filmes estreiam nesta semana; Confira!

Cinema

Veja a lista de indicados ao Oscar 2020

Cinema

Motivos para assistir ao filme “O Relatório”, na Amazon Prime Video

Cinema