Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Irma Vap - O Retorno

Um produtor endividado decide remontar a peça "O Mistério de Irma Vap", mas precisa enfrentar os problemas com o elenco e com os diretos autorais.

Irma Vap - O Retorno

Diretor: Carla Camurati

Elenco: Thiago Fragoso, Marco Nanini

País de origem: BRA

Ano de produção: 2006

Classificação: 10 anos

Tudo começa num enterro. Nele estão presentes grandes estrelas dos palcos brasileiros: Marieta Severo, Diogo Vilela, Louise Cardoso e Paulo Betti. Eles reverenciam e choram sob o caixão de um dos produtores da montagem original de O Mistério de Irma Vap, sucesso absoluto no Brasil. O infarto fulminante foi resultado de uma obsessão: o teatro.

Otávio Augusto (Marcos Caruso), o seu antigo parceiro na peça, está prestes a enlouquecer pelo mesmo motivo que o amigo. O filho do falecido, Leandro, parece mais maluco ainda quando decide que quer remontar o espetáculo. A idéia é boa, mas não será nada fácil colocá-la em prática. Um dos astros da antiga versão está "temporariamente paralítico" (Marco Nanini) e o outro não passa de um ator decadente que faz shows em boates (Ney Latorraca). O jeito, então, é trocar os antigos protagonistas por dois jovens comediantes. Leonardo Aguiar (Thiago Fragoso) e Henrique D´Ávila (Fernando Caruso) são a luz no fim do túnel.

Entretanto, para tirar o projeto do papel, Otávio e Leandro precisam lidar com Cleide, já que o irmão dela é o detentor dos direitos da peça. De forma a impedir que alguém tenha contato com Tony, ela o mantém trancafiado num quarto sem contato com o mundo externo. Procurada por Darci, ela aceita ceder os diretos, mas estipula algumas cláusulas no contrato. Ela marca presença em todos os ensaios da peça e, para tudo ficar mais divertido, se apaixona por um dos novos atores.

Irma Vap - O Retorno é uma adaptação para o cinema da peça O Mistério de Irma Vap, do americano Charles Ludlan. O espetáculo cumpriu uma temporada de 11 anos sempre com os mesmos atores: Marco Nanini e Ney Latorraca. Sob a direção da atriz Marília Pêra, percorreu as principais cidades do país e foi vista por 2,5 milhões de pessoas. Este fenômeno entrou para o Guinnes World Book of Records como o espetáculo que ficou mais tempo em cartaz com o mesmo elenco, em todo o mundo. Este é o quarto longa-metragem da atriz e diretora Carla Camurati, que há 10 anos ela recebeu o título de musa da retomada do cinema brasileiro com Carlota Joaquina, Princesa do Brasil.

Veja também a matéria especial com a diretora e elenco do filme.


Notícias recomendadas

8 filmes imperdíveis sobre escalada e alpinismo

Cinema

Cinema: 10 trailers e teasers que vão te deixar ansioso(a) para 2019

Cinema

5 filmes com final ambíguo que você precisa assistir

Cinema

40 filmes imperdíveis dos anos 2000 que você precisa assistir o quanto antes

Cinema

15 filmes com a atriz Sandra Bullock que você precisa assistir

Cinema

Além de Harry Potter, 10 filmes com Daniel Radcliffe

Cinema