Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Jogo de Cena

Mulheres contam um fato de sua vida e uma atriz interpreta o depoimento.

Jogo de Cena

Diretor: Eduardo Coutinho

País de origem: BRA

Ano de produção: 2006

A partir de um anúncio em um jornal popular do Rio de Janeiro, algumas mulheres foram selecionadas para contar algum episódio de sua vida. Em um teatro, de costas para a platéia vazia e de frente para o documentarista Eduardo Coutinho, cada uma delas falou para as câmeras sobre um momento marcante que achava que valia a pena divulgar no filme. São personagens variadas, desde uma atriz lésbica do Nós do Morro, até uma senhora de origem turca, que acredita que sua participação pode ajudá-la a reatar os laços com a filha.

As histórias, porém, são contadas duas vezes. Uma pela mulher que viveu o fato, e a outra por uma atriz que interpreta aquele momento. Através desse Jogo de Cena criado por Coutinho, o público se confunde entre o que é real e o que é ficção, além de poder comparar os depoimentos de uma e de outra, tentando descobrir os limites entre a atuação e os sentimentos verdadeiros.

Jogo de Cena conta com a participação de Fernanda Torres, Andréa Beltrão, Marília Pêra, entre outras. No total, 83 mulheres responderam ao anúncio. Destas, foram selecionadas 23, que gravaram no Teatro Glauce Rocha. Somente algumas das filmagens fazem parte do filme. Depois das gravações, Coutinho enviou o material em texto e em DVD para as atrizes, que depois foram filmadas no mesmo lugar. Para contribuir com o sentimento de incerteza do espectador, o cineasta pediu às atrizes que acrescentassem fatos reais de suas vidas pessoais no depoimento.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema

Mostras de cinema gratuitas e online para conferir em fevereiro

Cinema