Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Jogo Subterrâneo

Martín inventou um jogo em que a mulher de sua vida seguirá um trajeto específico no metrô da cidade de São Paulo.

Jogo Subterrâneo

Diretor: Roberto Gervitz

Elenco: Julia Lemmertz, Daniela Escobar, Daniel

País de origem: BRA

Ano de produção: 2005

Classificação: 10 anos

Uma série de coincidências pode revelar a mulher da vida do romântico Martín (Felipe Camargo). A moça é escolhida sempre no vagão do metrô e deve seguir um trajeto específico que ele já escolheu previamente. Se ela seguir as estranhas regras e fizer o caminho esperado, ele toma coragem e se aproxima. Estes encontros e desencontros, praticamente impossíveis de darem certo, fazem com que Martín viva num constante jogo consigo mesmo de erro e acerto. O rapaz, porém, não deixa de conhecer algumas pessoas que de alguma maneira interferem em sua vida.

Tânia (Daniela Escobar) é um dos resultados de sua incessante busca. Esta mulher atraente se envolve com ele, que se encanta com o talento para a música de Victória, a filha da moça que sofre de autismo. Laura (Júlia Lemmertz) é outra que é atraída por Martín. Ele se torna o personagem sombrio dos livros da escritora. Neste emaranhado de linhas debaixo da terra, ele pode cair numa armadilha armada por ele mesmo. E é na figura da misteriosa Ana (Maria Luisa Mendonça) que uma tênue linha mantém os dois unidos em meio a segredos e a um jogo obsessivo, com algumas regras convenientemente quebradas.

Inspirado em um pequeno trecho chamado de Manuscrito Encontrado em um Bolso, que está no livro Octaedro, do argentino Júlio Cortázar, Jogo Subterrâneo é ambientado no metrô da cidade de São Paulo. As filmagens, realizadas em 2003, foram feitas durante a madrugada e exigiam uma grande organização por parte da produção, direção e figurantes. O diretor Roberto Gervitz estava afastado de longas há mais de dez anos. Anteriormente, seu último trabalho para o cinema foi Feliz Ano Velho, de 1988.

Confira a entrevista com o diretor Roberto Gervitz aqui


Notícias recomendadas

Além dos documentários: 6 filmes que estimulam a consciência ambiental

Cinema

8 filmes brasileiros que você vai querer ver em 2019

Cinema

10 filmes incríveis dos anos 60 que você deveria assistir 

Cinema

8 filmes imperdíveis sobre escalada e alpinismo

Cinema

Cinema: 10 trailers e teasers que vão te deixar ansioso(a) para 2019

Cinema

5 filmes com final ambíguo que você precisa assistir

Cinema