Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Jogo Subterrâneo

Martín inventou um jogo em que a mulher de sua vida seguirá um trajeto específico no metrô da cidade de São Paulo.

Jogo Subterrâneo

Diretor: Roberto Gervitz

Elenco: Julia Lemmertz, Daniela Escobar, Daniel

País de origem: BRA

Ano de produção: 2005

Classificação: 10 anos

Uma série de coincidências pode revelar a mulher da vida do romântico Martín (Felipe Camargo). A moça é escolhida sempre no vagão do metrô e deve seguir um trajeto específico que ele já escolheu previamente. Se ela seguir as estranhas regras e fizer o caminho esperado, ele toma coragem e se aproxima. Estes encontros e desencontros, praticamente impossíveis de darem certo, fazem com que Martín viva num constante jogo consigo mesmo de erro e acerto. O rapaz, porém, não deixa de conhecer algumas pessoas que de alguma maneira interferem em sua vida.

Tânia (Daniela Escobar) é um dos resultados de sua incessante busca. Esta mulher atraente se envolve com ele, que se encanta com o talento para a música de Victória, a filha da moça que sofre de autismo. Laura (Júlia Lemmertz) é outra que é atraída por Martín. Ele se torna o personagem sombrio dos livros da escritora. Neste emaranhado de linhas debaixo da terra, ele pode cair numa armadilha armada por ele mesmo. E é na figura da misteriosa Ana (Maria Luisa Mendonça) que uma tênue linha mantém os dois unidos em meio a segredos e a um jogo obsessivo, com algumas regras convenientemente quebradas.

Inspirado em um pequeno trecho chamado de Manuscrito Encontrado em um Bolso, que está no livro Octaedro, do argentino Júlio Cortázar, Jogo Subterrâneo é ambientado no metrô da cidade de São Paulo. As filmagens, realizadas em 2003, foram feitas durante a madrugada e exigiam uma grande organização por parte da produção, direção e figurantes. O diretor Roberto Gervitz estava afastado de longas há mais de dez anos. Anteriormente, seu último trabalho para o cinema foi Feliz Ano Velho, de 1988.

Confira a entrevista com o diretor Roberto Gervitz aqui


Notícias recomendadas

Saiba tudo sobre a live-action de "O Rei Leão", que estreia dia 18 de julho

Cinema

"O Rei Leão", "Jornada da Vida" e mais dois filmes que estreiam nesta quinta (18); Confira:

Cinema

10 filmes que completam 10 anos em 2019

Cinema

10 filmes não Blockbusters lançados em 2019 que você não pode deixar de assistir

Cinema

10 filmes incríveis que valem por sessões de terapia

Cinema

10 filmes que abordam o universo nerd para assistir pelo menos uma vez na vida

Cinema