Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Jogos do Poder

Envolvimento do congressista Charlie Wilson com negócios no Afeganistão são revelados, em longa baseado numa história real.

Jogos do Poder

Diretor: Mike Nichols

Elenco: Julia Roberts, Tom Hanks, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams

País de origem: EUA

Ano de produção: 2007

Classificação: 14 anos

Apesar de viver uma vida desregrada, envolvido com strippers e com drogas, o congressista americano Charlie Wilson (Tom Hanks) foi um dos principais responsáveis pelo fim da guerra entre o Afeganistão e a União Soviética, o que foi decisivo para a queda do Muro de Berlim. Influenciado por uma amiga, a socialite Joanne Herring (Julia Roberts), Wilson faz uma visita ao presidente paquistanês Zia ul-Haq, para saber mais sobre o que ele pode fazer para frear a ameaça comunista na região. Porém, ele logo percebe que seu orçamento de US$ 10 milhões é pouco para fazer alguma diferença.

O congressista então se junta com o espião da CIA Gust Avrakotos (Philip Seymour Hoffman) para armar um plano para colocar fim à guerra. Com a ajuda de Herring, os dois irão tentar o impossível: reunir em uma missão sigilosa alguns inimigos históricos em busca de um mesmo fim. Assim, eles terão que usar os Jogos do Poder para unir forças entre os EUA, Israel, Paquistão, Egito e Afeganistão, fazendo com que soldados Mujahideen tenham poder de fogo para derrotar o grande poderio dos soviéticos. Assim, um desconhecido congressista do Texas possa ser responsável pelo fim da Guerra Fria.

Do diretor Mike Nichols, de Closer - Perto Demais, Jogos do Poder conta a história real do congressista texano tido como um dos responsáveis pela retirada dos soviéticos do Afeganistão. O roteiro foi baseado no best-seller de George Crile, e a produção contou com o apoio do próprio Charles Wilson e de Joanne Herring. Tanto Crile, como o espião da CIA Gust Avrakotos faleceram pouco antes do início da produção e não puderam ajudar no resultado do longa. As cenas que se passam no Paquistão e no Afeganistão foram filmadas no Marrocos.

Trailer do filme video

Notícias recomendadas

Além dos documentários: 6 filmes que estimulam a consciência ambiental

Cinema

8 filmes brasileiros que você vai querer ver em 2019

Cinema

10 filmes incríveis dos anos 60 que você deveria assistir 

Cinema

8 filmes imperdíveis sobre escalada e alpinismo

Cinema

Cinema: 10 trailers e teasers que vão te deixar ansioso(a) para 2019

Cinema

5 filmes com final ambíguo que você precisa assistir

Cinema